Excerto do texto “Parabéns de… Kabul” de Frederico Varandas que se pode ler com as respectivas ilustrações no Centúria Leonina.

” (…) Nestes últimos 5 meses estive longe , mas não o suficiente para não estar a par da vida do meu Sporting. Consegui seguir a recta final do campeonato pela RTPI enquanto estive em Kabul e já em kandahar consegui ouvir o relato pelo rádio da final da taça…é verdade!…sabem que uma das preocupações que tive antes de partir para o Afeganistão foi de arranjar um rádio que conseguisse apanhar todas as bandas possíveis (FM, MW e SW) pois caso viesse a estar isolado e sem comunicações sempre tentaria ouvir o relato, embora segundo os “técnicos” praticamente impossível. E assim foi, em pleno deserto de kandahar ,dia 18 de Maio perguntei aos engenheiros de transmissões da nossa tropa se era possível ouvir o relato da final usando os “potentes” rádios que dispunhamos. De imediato disseram-me que do local onde estávamos não havia qualquer hipótese de ouvir rádio portuguesa. Justificaram-se com inúmeras razoes que para um leigo como eu, parecia simplesmente “chinês”. Não só não percebi as razoes como imediatamente constatei que era impossível algum daqueles senhores ser Sportinguista…pois um verdadeiro Sportinguista nunca..desiste!!! inconformado fui à minha mochila, tirei o meu rádio e passado 3 min já se ouvia a emissão da Antena 1. É verdade!…com um rádio que cabe na palma da minha mão, numa onda SW e com uma antena de 50 cm…ouviu-se o relato da final da taça em pleno deserto de Kandahar….Felizmente por duas vezes quebrou-se a disciplina de silencio que vigorava por razões de segurança, gritando-se bem alto…GOOOOLO SPORTING!!!.. Provavelmente pela primeira vez Afegãos e talibans ouviram…o rugido de Leão!!!
Pela 1ª vez na minha vida não estive presente numa final do meu Sporting e só eu sei o que me custou não poder estar no Jamor a gritar, a irritar-me, a vibrar e a festejar com todos vós….
Acreditem que o acordar no Afeganistão não é muito agradável…mas foi tão bom o acordar de dia 19 de Maio e recordar que mais uma Taça de Portugal…é minha!!!…é nossa!!!!! (…)”

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading