Categories
Saúde

Psoriase – um doença que não mata mas moi, literalmente

A psoríase é uma doença auto-imune sobre a qual há poucas certezas. Uma das mais incontestadas é que não é contagiosa. Afecta essencialmente a pele e pode em alguns caso provocar dor física e psíquica. Tanto quanto sei (ainda) só há paliativos, geralmente dispendiosos, mas há uma indústria em busca de curas (fruto da incidência entre população branca e com poder económico para tentar a cura). Eis a notícia do jornal SOL:

” Mais de um quarto dos doentes com psoríase tem outras doenças associadas, como diabetes, colesterol alto e hipertensão, revela o primeiro estudo nacional sobre o impacto desta doença crónica de pele na qualidade de vida dos doentes”

4 replies on “Psoriase – um doença que não mata mas moi, literalmente”

Essa doença matou minha irma.Ainda estamos em estado de choque,achavamos que com o controle da doença,ela viveria relativamente bem.Foi uma destruiçao gradativa,mas o problema maior é que ela nunca admitiu procurar um psiquiatra,nao fez exercicio fisico,nao se alimentava adequadamente,comia alimentos a base de gluten e a situaçao foi se agravando…como minha irmazinha sofreu…

Há onze anos ela tinha essa doença e há três,ela entrou pra corrente sanguinea.Se no inicio ela tivesse seguido conselhos de procurar um psicologo para acompanha-la,talvez nao tivesse tido tantas explosoes da doença quando sofreu um tremendo abalo emocionou,quando iniciou um processo de muita magoa….a partir daí ela ja estava emocionalmente descontrolada….quando as pessoas portadoras dessa doença se cuidam,lutam para nao se envolver tanto emocionalmente com o outro,quando seguem tudo que é determinado como;uma atividade lúdica,simplificar mais a vida e outras atitudes,a doença nao matará…. saudade da minha irma.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.