Uma ponte ferro-rodoviária entre Chelas e o Barreiro é um custo desnecessário causado pelo facto de irmos ter um Aeroporto na Margem Sul?!
Só quem não vê o país que temos e não conhece minimamente a área metropolitana de Lisboa é que pode vir com estas contas. Para mim, essa ponte é tão ou mais urgente quanto o Aeroporto. Será possível que com esta ponte Lisboa e Setúbal fiquem a menos de 30 minutos de distância? Será que com esta ponte virá a nascer uma nova linha ferroviária suburbana que servirá de alternativa real ao automóvel e ao navio para quem vive a montante do Seixal? Será que o TGV não ia atravesar o Tejo nalgum ponto? Será que com essa ponte para chegar ao Barreiro/Moita (que fica a menos de 10 km do centro de Lisboa em linha recta) deixará de ser necessário fazer a circunvalação a metade da margem sul percorrendo de 30 a 50 quilómetros dependendo da ponte escolhida?
Lisboa não tem pontes a mais. Menos tempo de viagem é menos poluição, é maior eficiência e consequentemente mais riqueza e mais conforto. O aeroporto é apenas mais um contributo para justificar as vantagens de uma ponte que é há muito indispensável e desejável. Uma ponte que deveria ter sido uma prioridade face à Vasco da Gama, digo eu. E para fechar, boa poesia portuguesa.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading