Categories
Portugal Saúde

"O Português" entra para a lista de espécies em vias de extinção

BebéComo habitualmente o Instituto de Genética Médica Jacinto de Magalhães divulga no início do ano o número de testes do pezinho realizados no ano anterior aproximando com um rigor de quase 100% o número oficial de nascimento que o INE estima e divulga no inicio de 2º trimestre. Segundo dados deste ano terão nascido em 2007 menos 3000 bebés que em 2006, fixando o número em cerca de 102 000 crianças, o número mais baixo de sempre sendo que a queda parece estar a acelerar e não a abrandar.
Parece que isto não vai lá por decreto, nem com encerramentos generalizados de escolas, nem com encerramentos generalizados de serviços públicos no país semi-despovoado, nem com os 2% de crescimento do PIB ao ano, nem com abonos pré-natais visíveis à lupa.
Sermos menos é um problema no sentido em que é uma mudança para o desconhecido. E leva a perguntas peregrinas como:
– Quem é que vai comprar essas casa todas que estão à venda?
– Se interior está largamente abandonado por falta de gente, vamos também ter matagais a florescer nos subúrbios e centros mais mal planeados?
– E quem é que vai mudar-me a fralda quando eu chegar aos 80 anos?
– Para quando a eutanásia?

One reply on “"O Português" entra para a lista de espécies em vias de extinção”

[…] calar as pessoas” no O Futuro Presente. – Os Velhos do Restelo no Abrupto. – Ecologia: Espécie em vias de extinção no Adufe. – Grau Zero no Lusofolia. – “O músico deve saber tocar pelo menos um […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.