Meia Hora: Os jornais gratuitos e a minha costela de Guru

A 31 de Março escrevia aqui, "Diário de Notícias Gratuito (act. e corr.)":

"(…) Ora bem, um jornal como o Diário de Notícias, não poderia concorrer directamente com o Metro criando uma versão digest, gratuita, a publicar nos mesmo dias em que sai o Metro? O Diário de Notícias não poderia assim potenciar as expectativas que poderia ter de beneficiar mais do que marginalmente da criação de novos leitores de imprensa? Internalizavam-se as perdas, ou os "não ganhos" que assim se oferecem a outros e que se poderão revelar fulcrais em contextos de crise económica. Se calhar, conseguia-se concorrer no mercado da publicidade que o Metro e o Destak estão a explorar, com um incremento pouco expressivo ao nível do investimento.

. O bom velho DN pago continuaria a existir; o produto seria sempre diferente do DN Digest, tal como hoje o DN é diferente do Metro; o trabalho da redação seria posto a render com custos adicionais marginais e o resto poderia ser, no mínimo, um excelente estabilizador automático para momentos de tempestade. (…)"

Lembrei-me disto quando passei por esta notícia do Jornal de Negócios: «Cofina lança gratuito para combater "Público" e "Diário de Notícias"»:

" (…) O jornal, que assumirá o título "Meia Hora" visa ser um gratuito de referência que se pretende posicionar no segmento de leitores do "Público" e do "Diário de Notícias".

Com 24 páginas, o diário começa a ser distribuído no dia 6 de Junho, com uma tiragem de 100 mil exemplares. Sérgio Coimbra, ex-director da revista "National Geographic" é o director  de uma equipa de 15 jornalistas. (…)"

 

3 thoughts on “Meia Hora: Os jornais gratuitos e a minha costela de Guru

  1. Pingback: » Um diário gratuito pode ser de referência?

  2. Joaquim Ribeiro

    Em Vila Nova de Famalicão existe há quase 8 anos (21 de Novembro de 1999), o semanário “O Povo Famalicense”. Distribuição gratuita porta a porta, nas 49 freguesias do concelho. Só informação local. http://www.opovofamalicense.com

    Reply
  3. Cassimar Nunes de Lima

    Olá aos responsáveis pelo site, vocês também possuem materiais impressos para serem enviados aos leitores. Gostaria de obter mais inforamções sore otrabalho de vocês. Obrigada, um abraço . Cassimar

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.