Próxima capa do Público: José Sócrates terá mesmo a 4ª classe?
Está-me a parece que José Manuel Fernandes e o Público estão numa de jornalismo de causas (a causa é denegrir a todo o custo a credibilidade do Primeiro-Ministro), ou então o presidente do ISCTE está a precisar de fazer tratamento para a memória ou rever os procedimentos dos serviços administrativos do seu instituto.
A ser verdade o que hoje o presidente do ISCTE garantiu, em confronto com o que José Manuel Fernandes (director do Público) afirmou, pergunto o que é o mínimo que se pode pedir ao Director do Jornal?
Sem mais comentários um excerto do que se pode ler no Portugal Diário:
" (…) Segundo José Manuel Fernandes, o primeiro-ministro «frequentou» um MBA (curso de pós-graduação) no ISCTE, mas «não completou». «Os professores dizem que foi um aluno aplicado», afirmou o director do Público, assegurando que o José Sócrates «não completou [o MBA] porque, entretanto, entrou para o Governo».
O presidente do ISCTE garantiu, no entanto, que «o engenheiro José Sócrates concluiu com êxito todas as disciplinas do MBA, tendo obtido a classificação de 17 valores, sendo - em ex-aequo com outro colega - o melhor aluno do curso». (…) Reagindo à notícia, o gabinete de Sócrates considerou o caso como uma tentativa de descredibilizar o primeiro-ministro e divulgou um currículo de José Sócrates no qual é referido o seu bacharelato pelo ISEC, a licenciatura em Engenharia Civil pela Universidade Independente, com frequência no ISEL, e a pós-graduação com MBA em gestão de empresas pelo ISCTE."


Abril 3rd, 2007 at 13:1
É pá… Já cheira mal esta campanha do psd contra o 1º Ministro. A inveja cega os incompetentes e os mal amados….
Vão ver as passagens admnistrativas no curriculum do Marques Mendes e outros do psd e depois falem…
Abril 3rd, 2007 at 14:1
Meu caro, o problema não está nas habilitações, mas sim na honestidade e seriedade. Custa-me muito acreditar que alguém que tenha estudado engenharia não saiba que só inscrito na Ordem poderia utulizar o tÃtulo.
Sócrates quer fazer crer que é uma pessoa séria e honesta, mas falha. Basta recordar a intervenção que fez junto do PS na camapnaha do referendo: “estou aqui como engenheiro e polÃtico”. Julgo que isso é demonstrativo…
Cumprimentos
Abril 3rd, 2007 at 16:1
A versão do blog Do Portugal Profundo não é tão pacÃfica assim e apresenta provas.
Abril 3rd, 2007 at 16:1
O Publico deve se estra a referir à não elaboração de uma tese no fim do MBA, mas não me parece ser relevante. Só quer dizer que o PM não tem um mestrado mas uma pós-graduação.
Estranho é ter 4 cadeiras dadas pelo mesmo home que trabalhava com Armando Vara num célebre instituto e que foi demitido o ano passado depois de um escândalo por causa de uma assessora que foi buscar ao um rstaurante no colombo.
Abril 3rd, 2007 at 20:1
que eu saiba só se é mestre quando se apresente a tese . e daquilo que leio na noticio é que ele fez a parte escolar e não a parte da dissertação..logo não é mestre…
Abril 3rd, 2007 at 21:1
Ó menino mau, mas o homem já tinha dito em algum lado que tinha o MBA completo?
Na biografia que está no site do governo nem encontro referência - a menos que tenha sido removida -, na notÃcia convenhamos que “pós graduação em MBA” não é o mesmo que MBA. Fico na dúvida…
Enfim, deve ser um problema meu mas parece-me que isto já ultrapassou tudo o que seria razoável. No máximo, até agora, imputável a José Sócrates, vi uma única questão provada: intitulou-se Engenheiro Civil sem que o curso seja reconhecido pela respectiva ordem. Afinal é licenciado em Engenharia civil. O resto, à falta de melhor prova, é areia para a vista ao serviço de gente pouco séria.
Abril 3rd, 2007 at 22:1
Primeiro era homossexual, agora não tem estudos. Quando houver algo realmente grave a apontar-lhe ninguém vai ligar… conhecem a estória do “Pedro e o Lobo”?
Abril 4th, 2007 at 6:1
Aà está um tÃtulo que nunca ouvi: “pós graduação em MBA”…
Tantas peneiras para mostrar que é “bom”… O processo na Independente, sem colocar em causa a veracidade dos factos, é no mÃnimo curioso.
Abril 4th, 2007 at 8:1
mas ó rui esta historia do pôe e tira do site é que é ridicula ..parece aquela história quando acabamos o curso. como não temos curriculum suficiente porque andamos na borga , inventamos 1001 coisas para termos um curriculum perfeito .. eu cá para mim é que claro que existem muitas coisas soltas no seu curriculum para desconfiar.quer dizer , uma secretaria abrir ao domingo para lançar quatro notas? se nem durante a semana!. para mim , se uma pessoa mente nisto tambem mente outras coisas ( ota e tgv ….lembra alguma coisa.?
Abril 4th, 2007 at 9:1
Ponto prévio. Para analisar a questão não me esqueço do enquadramento que para mim não é indiferente. Um blogger anda há largos meses a divulgar dúvidas sobre o currÃculo do PM. Alguém lhe pega? Noupe.
No momento em que a Independente é alvo de escandaleira, um jornal de “referência” muito recto resolve lembrar-se de citar a blogoesfera a propósito do tempo de estudo do PM na tal Universidade para dizer que há falhas processuais na papelada burocrática associada ao currÃculo do PM.
Principal resultado disto tudo: José Sócrates usa indevidamente o tÃtulo de engenheiro pois é apenas licenciado em engenharia.
Fixe. Ganda mentiroso. Se mente nisso não dá para acreditar nele em mais nada.
Se queimamos um PM por uma treta destas e nestes termos estou para ver o que é que faremos quando se provar algum crime grave.
Acho que é preciso usar de alguma proporcionalidade na pena face ao crime. Um licenciado em economia como eu mas que como eu não esteja inscrito na ordem e disser que é Economista no currÃculo é um grande mentiroso?! Falhas processuais são coisas rarÃssimas, particularmente entre pessoal que pede transferência de frequência de curso entre duas universidades?
Provem lá que o PM pagou por fora a licenciatura ou telefonou a fulano de tal a pedir favores (algo que aconteceu recentemente neste paÃs e que deu aso à demissão de dois ministros) e então alteramos a “pena”.
Assim andamos a oferecer a polÃtica aos bichos e aos oportunistas fazedores de rectidão a metro tipo José Manuel Fernandes.
Peneiras? Talvez. Pecado desagradável, mas menor, digo eu.
Abril 4th, 2007 at 13:1
Caro Rui, não é grave que um PM maquilhe as suas habilitações? Acha isso de somenos importância?
Abril 4th, 2007 at 15:1
Caro amigo, o problema não é o MBA, a questão é saber se a licenciatura é verdadeira.
Abril 4th, 2007 at 15:1
Mas sobre isso caro Toino, ninguém apresentou provas de que não é verdadeira. Apenas insinuações, inuendos bem regados com a conjuntura da Independente e com uns tÃtulos “piedosos”.
Todo o que surge é lateral: as falhas no processo, o dia em que alguns documentos foram despachados, etc.
Eu não faço a mÃnima ideia se o meu processo tem algum problema desses ou se na minha faculdade havia horas extraordinárias.
Se alguém provar que a licenciatura foi comprado e que o actual PM actuou de forma dolosa muito bem, haja indignação e reclame-se. Assim, tudo me parece baixaria da pior espécie.
Abril 4th, 2007 at 17:1
É de louvar toda essa sua virtuosidade e não sou eu que a vou contradizer, nem quero.
Chame-lhe “falhas no processo”, tÃtulos “piedosos” e “insinuações inuendas” ou tudo aquilo que quiser, mas toda a gente já viu que nada disso pega nem nada bate certo. Lateral ou não o certo é que neste processo existe tudo menos transparência.
Nada tenho contra a pessoa, apenas o direito, que me assiste, de me poder indignar com tamanhas “trapaceirices”.
Abril 4th, 2007 at 20:1
A cada um assiste o direito de acreditar naquilo que quer, caro Toino.
Neste caso e para já noto que nesta conversa o Toino está coberto de certezas e eu de dúvidas.
Mas veja lá não acabe fazendo a figura de joguete fácil nas mãos de quem ganha a vida a lançar a dúvida sobre os outros e a fazê-la perdurar. E não se convença que formar opinião com estas bases resulta apenas num problema para José Sócrates…
Este é um remédio que eu não quereria beber.
Abril 4th, 2007 at 20:1
Caro Rui,
Foi Sócrates que se intitulou de “Engenheiro”. Acha que um estudante de engenharia não sabe quando ascende a esse tÃtulo? Foi sério?
Pior foi o que se fez a Ferro, e com participação activa de membros do PS. E porquê?
Cumprimentos.
Abril 4th, 2007 at 21:1
Caro Tundra,
Muito sinceramente não faço a mÃnima ideia.
Já lhe dei o exemplo do caso que conheço, os economistas. Com os engenheiros (e engenharias há muitas) não faço ideia dos costumes.
Quanto à segunda pergunta diga-me você. Que eu sou um leigo na matéria que colecciona teorias alheias.
Abril 5th, 2007 at 8:1
Caro Rui,
O exemplo que deu referia-se a um problema administrativo, que a pessoa afectada de pronto se dispôs a corrigir.
No caso de Sócrates, foi ele que se intitulou como Engenheiro. Tal como lhe referi, não existe ninguém que esteja Engenharia que NÃO SAIBA que requisitos são necessários para tal.
Isso sem falar da PG em Engenharia Sanitária, que antes constava do curriculo do “Engenheiro”, e que agora foi retirado. O mesmo sucedeu ao tÃtulo Engenheiro.
Afinal, quem agiu de má-fé?!
Eu não colecciona teorias alheias, apenas não sou fanático ao ponto de negar evidências. Uma coisa são as habilitações que possui, outra são os tÃtulos que se autointitula.
Cumprimentos,
Abril 5th, 2007 at 9:1
“Isso sem falar da PG em Engenharia Sanitária, que antes constava do curriculo do “Engenheiroâ€?, e que agora foi retirado.”
Passe por aqui.
Se quisesse ser sério veria que eu não neguei evidência nenhuma.
Se quisesse ser sério veria também que muitas das evidências de que fala ainda não passaram de insinuações ou problemas administrativos que estão por atribuir ao aluno em causa.
Abril 5th, 2007 at 10:1
Em primeiro lugar agradeço-lhe os epÃtetos.
Depois, deverá ser culpa do webmaster da PCM a responsabilidade das sucessivas alterações na biografia de José Sócrates Pinto de Sousa.
Cumprimentos,
Abril 5th, 2007 at 10:1
Agora vitimiza-se… Mas que epÃtetos?
Quando muito epÃteto: falta de seriedade.
Que só o prejudica a si, pois parece-me “comer” sem olhar para o prato.
O tempo para a condenação, se vier ainda não chegou, não com este folclore e com estes factos.
Webmaster da PCM ou webmasters da wikipedia - essa fonte interminável de seriÃssimas notÃcias? Onde tanto o(a) Tundra como eu podemos escrever o que nos apetecer? É sério encher uma página de jornal e alguns minutos de telejornal para dizer que a página de José Sócrates na wiki foi alterada 70 vezes? Quantos portugueses saberão como se pode actualizar a página?
O que é que esse pobres ignorantes pensarão perante a notÃcia?
O (a) Tundra ou é imensamente ingénuo ou está simplesmente a divertir-se a ver o circo da maledicência.
E desculpe-me desde já os epÃtetos.
E pronto, gastei o meu latim.
Abril 5th, 2007 at 11:1
Toda esta campanha a volta dos titulos academicos do primeiro ministro pode tambem atingir todos os alunos que se licenciaram na universidade independente,o que pode prejudicar muitas pessoas que estam a trabalhar ou que ainda la se encontram a estudar portanto devemos ter muito cuidado com as suspeisoes que se levantam.Quanto ao primeiro ministro se o querem atingir e porque nao tem coragem de dar a cara e falar claro.Os srs.do psd que facam o seu trabalho na oposicao apresentando propostas e alternativas e nao actuem na sobra.
Abril 5th, 2007 at 12:1
Não pensei que ia despoletar toda esta verborreia inútil… por isso o deficit não diminui mais…. pobre paÃs, obviamente em termos culturais, em que se discute o inútil para esconder a pobreza do essencial…
Nós temos a cultura do DR, da CUNHA, do CHICO ESPERTISMO, da inutilidade da DISCUSSÃO PSEUDO-INTELECTUAL, e, pior, neste momento o psd está a querer esconder a sua impotência e incompetência com a baixaria do ataque pessoal.
Já não há paciência….
Por isso não estranhem as sondagens….
Abril 5th, 2007 at 13:1
Ferve em pouca água, e por motivos alheios. Apenas me limietei a referir as alterações feitas na biografia do PM, no próprio sÃtio do Governo. Querer misturar situações, isso sim, é falta de seriedade.
Um PM que altera a sua biografia à medida que surgem notÃcias é no mÃnimo caricato.
No final, fica a pergunta: quem é ingénuo?
Cumprimentos,
Abril 5th, 2007 at 13:1
Engano puro.
Dá-me gozo. Tenho um defeito … não sou ingénuo… e talvez uma qualidade, se é que é… sou do povo… que procura ser esclarecido, tendo a certeza de que nunca o será completamente….
Realmente o que me precupa é que a generalidade dos polÃticos e analistas está muito longe de ser do povo ou preceber o que interessa realmente….
Vou continuar a preciar a discussão… alguma luz se fará…
Abril 5th, 2007 at 13:1
O que preocupa nesta questão é forma provinciana que alimenta um discurso simplista que resume os estudos superiores a um mero canudo sme relevância alguma. Curioso que muitos polÃticos nesse discurso populista fácil, esquecendo que estão no paÃs da OCDE com a maior taxa de abondono escolar, e mais baixa percentagem de licenciados na UE. Curioso esse pensamento salazarista de desprezo pelo Conhecimento…
Abril 5th, 2007 at 14:1
Caro Rui
Cada um fica no que lhe parece.
Quanto às certezas, pelo que se vê nos seus escritos, estão todas consigo, donde se pode depreender que quem está a fazer a figura de joguete fácil será o amigo.
Com licenciatura ou sem ela, se alguém errou no meio de toda esta polémica foi o visado, quando quis dar a ideia de querer parar o vento com as mãos, em vez de se explicar devidamente.
Eu, tal como muitos outros, sou apenas um cidadão deste paÃs que tem o direito de se indignar e saber a verdade sobre aqueles que nos governam, sejam eles de esquerda ou de direita. Não tenho compromisso com nenhum deles, por isso estou de consciência tranquila.
Uma boa Páscoa.
Abril 5th, 2007 at 16:1
3 questões:
- JS é ou não licenciado? Até prova em contrário é….
- JS forjou documentos? Até prova em contrário não…
- JS alterou conscientemente as suas habilitações? Penso que não….
Parece que o que está em causa é a credibilidade do ensino superior privado…
Como sou licenciado por U.Pública preocupam-me os alunos que hoje frequentam a UI e que ali se licenciaram…
É o Estado quem é culpado, pois deveria exercer a fiscalização contÃnua para aferir a qualidade do ensino privado e da certificação de cursos dessa instituições…
Cumprimentos a todos e Bom Fim de Semana
Abril 10th, 2007 at 17:1
Que porcaria de conversa. Vazia, inadequada e aleivosa. Com as dificuldades por que o paÃs atravessa, com a falta de formação e informação de que padecem a maior parte dos portugueses anda o coro dos ceguinhos a clamar por certificados que, objectivamente, servem para quê? Somos, portugueses, medonhos uns para os outros. Como dizia o General Junot, numa carta escrita sobre a nossa generosa pátria, “os portugueses sofrem mais com a felicidade alheia do que com o seu próprio infortúnio”.
Abril 10th, 2007 at 23:1
Como professora e legitimamente licenciada acho que o sr ” primeiro ministro não é exemplo para ninguém.
A sua destituição é o minimo que pode apresentar amanhã na sua comunicação ao paÃs.Qualidade, profissionalismo,formação profissional, mas não para os senhores polÃticos e suas clientelas.
Abaixo mentirosos e albrabões como Sócrates.Já estamos fartos de embustes e gentinha sem quaisquer escrupulos que tudo faz para subir na vida até retirar direitos que estão previstos na constituição portuguesa como o direito á saúde e educação.
Belo exemplo para os alunos que vão fazer exames nacionais.Se os quisermos motivar para se aplicarem e se prepararem agora nada como dar o exemplo histórico do filosofo Socrates Português.Nada como dar o exemplo de como obter notas rapidamente e sem esforço.
Nas últimas décadas esta foi a maior vergonha da polÃtica portuguesa,um mau exemplo para as gerações vindouras
Abril 14th, 2007 at 23:1
Que nojeira de paÃs cuja classe média letrada passa a vida a flagelar-se… Como o inglês outrora disse e parece que nada mudou, “os portugueses são porcos feios e maus” Estou triste!
Abril 18th, 2007 at 16:1
Afinal não será culpa dos Brasileiros?
No Brasil quando visto “terno” e ponho gravata toda a gente no hotel trata imediatamente por “Dotô”.
Aqui o nosso Sr José Pinto de Sousa passou a ser tratado por Eng e daà a por no “cartão” foi um “saltinho”
O que acho piada é que mentir ou fazer trapaça afinal não consta das “incompatibilidades” para governantes.
Pudera ..se nem roubar consta…
Agosto 24th, 2007 at 18:1
O Povo tem um ditado:
a)Quem rouba um tostão rouba rouba um milhão”
Na falta de melhor ditado, o Povo adapta:
b)”Quem conta um mentirão conta um milhão”
O Problema não é ser ou não licenciado, engenheiro ou auto-didacta!!!
Na qualidade de aluno:
O Problema é como se estudou e o que se aprendeu!!!
No meu caso,garanto que nunca contratarei os serviços técnicos do Senhor Engenheiro Civil, nem para construir a casota do meu cão!
Na qualidade de Primeiro-Ministro do meu PaÃs:
Uma atitude de cavalheiro, face a uma situação que nacional e internacionalmente descredibiliza as Licenciaturas dos Portuguesas, será:
a)Pedir a Demissão do cargo a que concorreu como Primeiro-Ministro
b)Trabalhar para obter um Diploma Universitário credÃvel
c)Tornar a canditar-se para Primeiro-Ministro
Conclusão: A herança única e valiosa que recebi dos meu pais, foram: Muito Trabalho e Muita Honestidade.