A taxa de inflação em Portugal é inferior à registada em Espanha (2,9% contra 3,2%). Se a memória não me falha o fenómeno é muito recente. Aliás, Portugal deixou também para trás a Grécia abandonando o fundo desta tabela estrita que consiste em hierarquizar as taxas de inflação dos 13 países que integram a zona Euro.

Não é caso para grandes festejos mas é menos um motivo de apreensão imediata. A economia a acelerar o crescimento (segundo os últimos números, muito ligeiramente) e ao mesmo tempo a reduzir o ritmo de subida dos preços. Coisa boa e rara (no sentido português do termo).

Pelo lado dos preços, o risco de perdermos competitividade face ao nosso principal parceiro económico está agora mais distante. As vantagens de reforçar a poupança são também mais evidentes. Enfim, venham mais meses com as mesmas notícias!

Se as taxas de variação homólogas dos últimos meses se mantiveram no resto do ano, a inflação média anual poderá fechar relativamente próximo da previsão do governo (que recordo foi de 2,1%). Se… Para já, o comportamento dos preços sem combustíveis está a conseguir acomodar os incrementos provocados pelos ditos cujos (que estão outra vez em alta, recorde-se)…