Uma injustiça gritante nos Certificados de Aforro?
No Cantinho da Economia de hoje, o destaque vai para "Certificados de aforro: um instrumento sob fogo cerrado" um artigo de opinião com umas continhas que publiquei no Economia e Finanças.
"Lendo este artigo do DN ("Metade dos certificados de aforro nas mãos de ricos") onde se documentam declarações do Ministro das Finanças segundo o qual metade do volume da carteira global dos certificados está na posse de titulares que têm mais de 100 mil euros investidos, apetece, por um lado, denunciar a demagogia e, por outro, concluir que me parece cada vez mais evidente que os certificados de aforro tal como os conhecemos desaparecerão brevemente. (…)"
March 6th, 2007 at 10:57 pm
Os interessados em substituir os aforradores (pequenos e médios), já se sabem quem são.
Se puderem pagar 1,8-2% aos depositantes e depois emprestá-lo ao Estado pelo dobro, isto sobre 17 mil milhões é apetecível.
Eu sou um ricaço que punha em certificados de aforro os mealheiros, abono, etc, dos garotos onde têm, cada um, um fantástico pecúlio de 15 a 17 mil €, como sou o primeiro titular, ainda não sou ricaço no entender do Sr Pina, mas para lá caminho.
December 30th, 2007 at 12:45 am
porque injustica ?? porque a pessoa que escreveu este artigo nao tem tusto, e gasto o todo e ve os outros a poupar e fica com inveja. os cda sao para ricos e pobres nao beneficiam mais os ricos ……ok um mialheiro mas dos pobres como eu tb. eu nao critico. tenham vergonha ..os certificados so enriquece o poder de compra …desenvolve o pais …….nao sejam trolhas…….eu vivo na franca e no dia que acabaren os cda mudo o meu dinheiro para paris aqui dao mais juros que qualquer banco em portugal …..
aprendao a poupar…………olhem para voces …..
tesos……..
January 31st, 2008 at 8:03 pm
Mesmo que seja verdade que “metade do volume da carteira global dos certificados está na posse de titulares que têm mais de 100 mil euros investidos”, o que é muito duvidoso, chamar a estes aforradores de ricos é uma anedota de todo o tamanho…
Com que então ter mais de 100 mil euros significa que se é rico? Então, o que chamar aos que têm vários milhões? Estes governantes são uns líricos…