Hoje, no Economia e Finanças:

"Para os menos atentos, uma taxa de juro de 0,5% pode parecer imensamente baixa, mas na história recente do Japão este valor é record de 10 anos. (…)

Nem só a subida descontrolada dos preços é má para a economia, como intuitivamente quase todo o leigo perceberá. A economia replica em larga medida a complexidade dos sistemas naturais: há sempre um equilíbrio instável e inseguro, multidimensional, quase milagroso, que pouco mais conseguimos do que vislumbrar levemente.  Terá sido assim com a armadilha da liquidez no caso japonês."

"O estudo de que se fala (melhor será chamar-lhe "colecção de estatísticas"), divulgado dia 19 de Fevereiro de 2007 pelo Eurostat e amplamente referido pela comunicação social portuguesa, pode ser lido na íntegra na própria página do Eurostat (siga esta ligação – texto em inglês).

Para já, além de sublinhar o ano a que se referem os dados, 2004, (e só o sublinho porque me passou despercebido em algumas das notícias televisivas que vi) acrescento, pela positiva, que se baseia em dados convertidos para paridades de poder de compra (o que reduz grandemente as desvantagens de comparações internacionais). Acrecento ainda, pela negativa, que não passa de um indicador isolado e, como tal, particularmente vulnerável a utilizações abusivas e erróneas. (…)"

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading