Leio com regularidade o Paulo Gorjão e recordo-me de ele ter pedido em várias ocasiões aos jornalistas para exporem as suas fontes… Em todas as situações em que a informação com origem nessas fontes se provava falsa, rotundamente falsa; situações que coincidiam muitas vezes com a ausência de comentário por parte dos órgãos de comunicação que (inadvertidamente?) enganavam os seus leitores e pareciam conviver bem com isso.

Parece que assumir a necessidade de expor as fontes é em si (sem excepção) suficiente para granjear o título de pidezinho na opinião de João Pedro Henriques. Quando Manuel Pinho desmentiu uma manchete do Jornal de Negócios há alguns meses e o dito Jornal, perante o desmentido, revelou que a fonte para a manchete desmentida tinha sido o próprio Manuel Pinho juntou-se ao rol dos pidezinhos da lista de João Pedro Henriques?  Outro tipo jornalismo talvez…

Sinceramente não tem ponto por onde se lhe pegue a argumentação do vizinho JPH. O papel dos jornalistas não deveria ser este. O entrincheiramento perante questões razoáveis ao seu trabalho deveria ser visto como o pior dos caminhos… E eu a pensar que os leitores de jornais é que eram maniqueístas, fruto da sua natural maior ingenuidade face às coisas do mundo.

Em suma, não percebi. Overreacting em bola de neve ou… identificação perfeita com o epíteto atribuido pelo Paulo?

Melhores entradas para 2007!

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading