Excerto do que se lê no Causa Nossa:

"Portugal absteve-se anteontem na votação em Nova Iorque da resolução aprovada pela Comissão de Descolonização das Nações Unidas sobre o Sahara Ocidental.
O Sahara Ocidental está, recorde-se, desde 1974 em conflito com Marrocos. Na mesma lista da ONU em que estava Timor Leste, dos Territórios Não-Autónomos. Ocupado ilegalmente por Marrocos. Sujeito à opressão e ao cortejo de violações de direitos humanos inerentes a uma ocupação. Como Timor Leste, quando estava ocupado pela Indonésia.
Juridicamente, face ao direito internacional, as duas situações eram muito semelhantes. A diplomacia portuguesa sempre fez essa associação: e por isso sempre votou a favor da autodeterminação do Sahara.Marrocos também sempre fez essa associação: e por isso em todas as resoluções sobre Timor Leste, mesmo as da Comissão de Direitos Humanos, sempre votou contra Portugal.(…)"

Ana Gomes informa e demonstra o seu desgosto. Eu acrescento que gostaria de ver o Governo prestar esclarecimentos públicos sobre esta mudança de política. Haverá alguém que pergunte ao Ministro dos Negócios Estrangeiros além destes cromos que andam pela blogoesfera (+ a terrivel Ana Gomes)?

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading