Uberbucht! Esta parece ser a palavra de ordem no Arena de Munique. 

Algum leitor mais versado em Alemão do que eu poderá porventura confirmar aquilo que me parece (aqui e aqui, por exemplo). E o que me parece? Parece-me que em termos nominais é mais barato um bilhete para ir ver o Sporting jogar no Arena contra o Bayern de Munique do que em Alvalade.

Parece-me também que o Bayern tem o estádio sistematicamente esgotado.

Parece-me ainda que os preços para a Bandesliga não diferem significativamente dos praticados pelo Sporting para a 1ª divisão do nosso campeonato e finalmente parece que se estes valores fossem corrigidos em paridades de poder de compra (corrigidos da diferença do custo de vida entre os dois países) perceberiamos quão gritante é a diferença de preços: muito mais caros em Portugal.

Voltando ao exemplo do Sporting, sabemos que tem médias de assistência a rondar os 25/30 mil por época. Sabemos também que o estádio tem capacidade para 50 mil pessoas. Será que não dá para fazer melhor do que isto? Ou será que quase a mesma receita mas com o estádio sempre cheio não faria diferença? Diferença desportiva e mesmo comercial – pensando no universo de acessórios e de promoção obtida e no investimento em paixões futuras.

O futebol é um negócio, que seja bem feito, aprendamos com os melhores!

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading