Parem as máquinas, deixem tudo o que estão a fazer! Isto se quiserem passar um bom momento…

A sugestão que vos vou deixar é das melhores que recebi por e-mail até hoje (obrigado PC!) e recomendo-a vivamente (o mais possível) aos leitores que por aqui passem. Além de genialidade do orador e do brilhantismo gráfico dos instrumentos técnicos utilizados na apresentação das ideias e dos factos (autênticos efeitos especiais), fica bem defendida a potencialidade do que a internet e uma alteração nas políticas de disponibilização do acesso à informação estatística ao níveis dos vários países podem fazer na forma como interpretamos e decidimos agir sobre o mundo.

Hans RoslingComo muitos trabalhos dignos de genuína admiração, o que vos sugiro (um vídeo de uma aula multimédia de Hans Rosling (blog) com cerca de 20 minutos) começa por pôr em causa um conjunto significativo de preconceitos que provavelmente a maioria de nós terá sobre alguns aspectos que caracterizam o mundo em que vivemos. Daí até se desmontrar esses preconceitos e nos serem oferecidos alguns raios de luz bem temperados com um excelente sentido de humor vai um passo: o de fazer o download deste video (visualizável, por exemplo via Quicktime) ou vê-lo on-line e dedicar 20 minutos da sua vida a um pouco de cultura, da melhor.

Keywords: Income distribution, heath, family size, world economy, internet, statistics, demography, population, poverty, development, GDP, chipanzes, etc 

Recomendado: a todos, sem excepção mas particularmente a políticos, economistas, opinadores generalistas, bloggers e, claro, aos colegas do INE. 

By the way, muito modestamente tenho em vista um novo projecto na net que tentará seguir os princípios relatados por Hans Rosling (who is) relativamente à estatística, particularmente dedicado a Portugal. Em devido tempo darei notícias. 

Uma pesquisa à posteriori permitiu-me verificar que este video foi já promovido recentemente pelo Complexidade e Contradição e pelo Ideias Soltas, entre outros. 

Adenda: Nos camentário o antonio vaticinou:

"Se gostou de Hans Rosling também vai gostar de:
majora carter"

E não é que acertou?

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading