Back inside
This chamber of so many doors;
I’ve nowhere to hide.
I’d give you all of my dreams, if you’d help me,
Find a door
That doesn’t lead me back again
-take me away.

"The Chamber of 32 doors", Genesis, The Lamb Lies Down on Broadway

A morte agonizante de um ex-combatente. A morte agonizante provocada por um cancro. A morte agonizante de um idoso entrevado. A morte induzida pela proximidade de todas estas mortes. A família como rede distribuidora de morte onde um bebé é só uma pessoa que também vai morrer.

Entre um povo dividido, dotado de várias formas de não encarar a morte e composto por poucos redutos onde a morte nunca deixou de fazer parte integrada (será esta uma palavra feliz?) da existência individual e colectiva, dizem-me que há toda uma onda de novos romancistas (não cor-de-rosa nem "históricos") que nos oferecem os nossos fantasmas numa bandeja.

Dos outros nada sei, mas se "A Casa Quieta" de Rodrigo Guedes de Carvalho (edição Círculo de Leitores/Dom Quixote) se puder encaixar nessa "nova categoria", então diria que é uma versão concentrada na qual não encontrei pinga de salvação por mais irónico que seja o nome da personagem que tragicamente sobrevive a todas as outras. A forma de escrita não é das mais ortodoxas e surpreendentemente para mim não me causou estranheza alguma, admito apenas que registei algum enfado perante as repetições, a dada altura pereceram-me excessivas, um efeito que poderia ir sendo reduzido ao longo do livro, admitindo que o leitor precisaria de menos sinais para obter o mesmo efeito à medida que "entrasse" na técnica do discurso.

Um dos motes do livro é a estrofe que aqui reproduzo. No meu caso a empatia foi imediata. Quem conhece a música fica a saber ao que vai logo nessa primeira página. Fica a saber ao que andamos todos.

P.S.: Nunca li um romance de António Lobo Antunes.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading