O "Viseu, Senhora da Beira…" terá surgido em Dezembro de 2004 propondo-se:

 

"Do alto da Sé, á luz dos valores do herói lusitano, um olhar critico, independente e exigente sobre as terras e gentes da região de Viriato. Com as referências do passado, as preocupações do presente e a esperança no futuro, olha-se para esta encruzilhada de gentes e vontades beirãs nesta nova dimensão social da Grande Àrea Metropolitana de Viseu (GAMVIS)…"

Esclarecidas as intenções, sublinham-se as reticências com incremento diário, a cada novo post. Eu gostei. 

Adenda: já me esquecia, há por lá a correr uma petição em prol do Combóio em Viseu. Talvez um dia a cidade do interior mais dinâmica na última década e meia volte a merecer um combóio moderno e concorrencial como já não tem, em bom rigor, há décadas. Reza assim:

"Viseu é a maior cidade da Europa continental que não é servida pelo caminho-de-ferro! Ligar Viseu à rede convencional e à Europa "deverá constituir um desígnio nacional nas políticas de obras públicas prioritárias nacionais, aproveitando-se o facto da região permanecer elegível para Fundos Europeus de Objectivo I, no próximo Quadro Comunitário de Apoio".

A linha do caminho-de-ferro representa para Viseu o investimento no futuro. Beneficiando a fixação de indústria, o desenvolvimento do comércio, o menor número de carros na estrada, um beneficio ambiental e social, uma ligação útil em Portugal e a mais fácil circulação de pessoas e bens com a Europa! O investimento é pequeno para os benefícios que acarreta. Vamos todos, sem excepção, lutar por esse direito. Viseu merece esta ligação!"

Adenda: os restantes textos que surgirão com este título serão arquivados na categoria Regional.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading