É dificil ver um jogo sem torcer por alguém… Num jogo bem mais pobre em espectacularidade do que o da disputa para o 3º lugar, a Itália recupera o título que havia conquistado pela última vez no inesquecível mundial de 1982. Tal como Portugal não conseguiu suplantar o melhor resultado de sempre em mundiais, nenhuma das equipas que hoje se enfrentaram conseguiria rivalizar com os pregaminhos do passado dos seus bem sucedidos antecessores*. Zidane ajudou ainda mais a concretizar essa certaza ainda antes de terminar o jogo, encerrando a carreira da pior maneira possível ao responder fisicamente às sempre eternas provocações verbais dos italianos. Materazzi, o jogodor literalmente mais completo da selecção italiana… Não ganhei maior simpatia para torcer por Zidane no jogo de hoje, nem deixei de torcer pela Itália perante o seu jogo atabalhoado a partir da segunda parte.

Acho que ganhou a seleccção mais regular deste campeonato, uma selecção que terá andado mais à rasca precisamente na final. Um retrato deste fraco mundial.

P.S.: Fica na memória a festa lusa e os últimos 15 minutos de Figo na selecção. Deu 10 a zero a Zindane nesse capítulo. E essa já fica para a história. Boa sorte a Scolari no seu regresso ao Brasil e melhor ventura para o novo treinador e selecção nacional.

* Sim estou bem ciente que os antecessores bem sucedidos dos actuais Franceses são quase os mesmos jogadores versão 1998, mas então tinha outro futebol e outro treinador.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading