Continuando a senda dos eventos culturais da raia, chegou ao e-mail a recomendação do João Melo, no artigo que se segue (do Diário XXI).  

"Três centenas de tocadores de adufe vão actuar quarta-feira, 26, nas denominadas “Docas Secas”, em Castelo Branco. “A Toque de Adufe” é o título do espectáculo que reunirá no mesmo palco os executantes deste popular instrumento musical do concelho de Idanha-a-Nova.

Joaquim Morão, presidente da edilidade albicastrense, considera o mega-concerto um grande “acontecimento cultural”, que se relaciona com uma tradição da região, já que o adufe é tocado na maioria das terras beirãs. “Trazer a Castelo Branco, três centenas de adufeiras, entoando os seus cantares e tradições, será um espectáculo popular que ficará na memória dos albicastrenses”.

Por seu turno, o vice-presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, acredita que o espectáculo musical “A Toque de Adufe” será presenciado por inúmeros adeptos deste instrumento, que certamente vão “encher o olho” com este grande acontecimento de raiz popular e cultural. Como recordou, Castelo Branco “também é uma terra com raízes adufeiras”.

Carlos Monteiro, maestro do concerto, anunciou que neste espectáculo estarão presentes todas as tradições populares do concelho de Idanha-a-Nova, como a apanha da azeitona, romaria da Senhora do Almurtão, canções de trabalho e de folgar, jogos tradicionais e representações musicais da Quaresma. No total, serão apresentadas 31 canções oferecidas pelos vários grupos de adufeiras existentes no município raiano e que vão ser entoadas pelos executantes em palco. (…)"

In Diário XXI 

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading