Chegaram da Irlanda e dizem-me que se perdeu a inocência – segundo relatos dos residentes.

Darwin chegou à ilha, descobriu-a para o mundo (disfarçado de escritor, cantor, filósofo ou político) e "estragou tudo". É frequente encontrar os característicos pubs espalhados pelo país agora apresentando serviçais oriundos da Europa do Leste. Os ilhéus parecem não saber ainda como reagir à permanência de quem ali chegou para fazer pela vida. A demografia parece por si só ter mudado as gentes; são agora mais cautelosas no primeiro contacto, com turístas incluidos.

Se bem percebi dizem algo do género: "Fugimos como pássaros e ficamos de atalaia em vez de irmos logo ao vosso encontro. Cobramos entradas onde antes franqueavamos as portas com genuíno prazer". Tudo mudou nos últimos 10 anos… Tudo? Talvez apenas superficialmente; bolsas à parte. De outro modo, como poderia estar eu aqui a falar pelas palavras deles sem ter sequer lá posto os pés?

Uma cerveja ainda é uma cerveja, uma giga ainda é uma giga, o arco iris continua a indicar o tesouro e a Irlanda ainda é uma ilha: com portagem e sem dúvida um pouco maior em tamanho.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading