Sugestão de compromisso levando a coisa a sério para destoar com as picardias na Assembleia da República:

  • Conversão imediata em dias de férias dos feriados do 10 de Junho, 5 de Outubro e 1 de Dezembro (o 25 de Abril poderia passar a ser um 4 em um, sendo este eleito "O" feriado Nacional) e ainda dos feriados religiosos do Corpo de Deus (móvel), 15 de Agosto, 1 de Novembro e 8 de Dezembro. 
  • Com uma salvaguarda legal: os quatro dias por conta dos feriados religiosos deveriam poder ser gozados de forma interpolada nas datas que cada um bem entendesse, nomeadamente nas dos antigos feriados.
  • Em suma, cada trabalhador teria direito a mais sete dias úteis de férias por ano que poderia gozar quando bem entendesse. Naturalmente, o número de pontes por ano tenderia a diminuir e, por essa via, o número de dias de trabalho aumentaria um pouco. Mas ganhava-se em respeito pela liberdade (religiosa e não só) de cada um e ganhava-se também maior flexibilidade na organização do trabalho.

Por razões pragmáticas parece-me que não é muito aconselhável mexer em feriados como o da Páscoa, Natal e 1º de Janeiro. O 1º de Maio é o único feriado internacional do nosso calendário e parece-me que continua a haver belíssimas condições para muita gente se identificar com ele.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading