"Porquê (não) as velas no 19 de Abril?" é uma proposta de discussão do Lutz a propósito da sugestão que o Nuno Guerreiro nos faz no sentido de recordarmos a progrom de Lisboa  que ocorreu em 19 de Abril de 1506. Pela minha parte tentarei participar na iniciativa e sinceramente acho que não preciso de nenhum programa político que a suporte para me justificar, nem conto ter grandes cautelas quanto a "interpretações abusivas", nem sequer preciso saber se o Nuno Guerreiro tem algum manifesto preparado.

O simples facto de ter ignorado durante quase duas décadas um dos mais hediondos factos da história de Lisboa e o choque e incredulidade com que o ouvi pela primeira vez, são motivo suficiente para tentar diminuir esse nível de ignorância que ainda prolifera.

A nossa identidade constroi-se da nossa história e de toda a sua complexidade. Revelamos quem somos também pela forma como queremos ou não queremos encarar o passado. Contextualizar ou não esses factos à luz de diferenças no quadro dos valores, da moral ou da política é já um luxo (como acaba por ser esta oportuna proposta do Lutz) a que só poderemos aceder se nos atrevermos a admitir que algo do que fomos ainda se reflecte no nosso espelho do hoje. O que é incontronável é que o que somos hoje, mesmo na forma de olhar para o passado, condicionará o nosso futuro.

Deixou outra pregunta mais prosaica: de que se falará mais no dia 19 de Abril de 2006? Eu aposto na inauguração do Casino de Lisboa e vocês? 

Adenda: as opiniões sucedem-se, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui, por exemplo. 

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading