Na sequência do post original e deste post-comentário trago para entrada o contributo do Homem das Neves (autor devidamente identificado 🙂 que me parece complementar de forma pertinente a palete de críticas-encómios que por aqui vai:

"Ontem estive aqui e ainda comecei a escrevinhar um comentário mas acabei por desistir, ultimamente ando a pastar a vaca e não sai muita coisa de jeito. De qualquer maneira aqui ficam os meus dois centavos.

O c**** do huno confirma-se como uma das cabecinhas mais reluzentes da blogoesfera. Ele tem toda a razão quando se indigna por JPP trazer e expor os trolls até ao jornal. Não só eles não lhe podem responder como mexe com as pessoas visadas (vejam o 2º email da "maloud" que ainda nao vi publicado no abrupto, está na GRANDE LOJA).

Eu li rapidamente e mal o texto original mas também me parece que ele está a tentar impor a sua visão na questão do anonimato/vs. autores com nome. Parece-me que ele quer usar de um meio apenas ao seu alcance (e de poucos outros, quase todos com uma quota parte da sua influência) para desvalorizar os argumentos em contrário. Não quero entrar por aí mas existem razões muitíssimo válidas para usar um nickname, eu escrevi sobre isso no passado (http://mouronacosta.wordpress.com/2006/04/04/em-defesa-dos-nicks/ ).

Depois ele faz outra coisa, ainda pior: coloca o texto no blogue com ligações para os artigos citados, o que em si é excelente, parece-me absurdo que nos media falem que há um site sobre isto e nem sequer apresentem a url; mas ignora explicitamente os blogs da Zazie e de outros desses comentadores que incluem blogs na assinatura ou disponibilizam links no perfil do blogger. Os linques que ele coloca no seu texto servem para ampliar o efeito redutor no seu discurso – estes são comentadores, porque eu assim o determino, e a essa condição os reduzo. Já para nem sequer falar no direito ao contraditório.

E falando em comentadores de blog qual a diferença entre os que ele indicou e os "carlos" ou "madalena" que enviam frequentemente textos para o abrupto? Será o não se sujeitarem aos humores de um editor?

No resto concordo com o teu comentário Rui, agora post, aprendi bastante com o abrupto e acho que ele é, por norma, uma pessoa aberta e inteligente. Há uns tempos enviei-lhe um email a alertá-lo para um problema com o rss (erro no url) e em menos de duas horas ele publicou o feed completo."

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading