Este ano a ambição é maior do que nunca. Hei-de ultrapassar os 50 livros lidos!

Estou a ler agora uma colectânea muito interessante que fala de tudo um pouco, inclusive da gravidez.

"Javé Deus disse então à mulher: «Vou fazer-te sofrer muito na tua gravidez: entre dores, darás à luz os teus filhos; a paixão vai arrastar-te para o marido, e ele de dominará»". 

Gn,3,16 (Livro do Génesis, capítulo 3º, 16º versículo)

Eis um dos muitos castigos sentenciados por Deus, como penitência pelo pecado original. 

Nota técnica retirada da Bíblia Pastoral, Edições Paulistas, Lisboa, 1993:

"Pentateuco: Pentateuco é uma palavra derivada do grego e significa «cinco livros». Esta palavra é usada para indicar os cinco primeiros livros da Biblia, isto é: Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio. Os judeus dão a esta parte da Bíblia o nome de Torá, que significa Lei. (…)"

E mais não transcrevo que já deu para perceber num breve estudo que o que se segue da nota técnica – a interpretação ultra-sintética, ou melhor, a descrição breve mas mais substantivada do que é o Pentateuco e sua contextualização – é já por si matéria para contenda mortal não só entre religiões distintas mas também entre diferentes "escolas" da mesma…

Crendo-me um absoluto leigo, não consigo deixar de me espantar com os pretextos que o homem encontra para definir diferentes marcas, neste caso religiosas, com que se identificar. Por junto, um absurdo! Um absoluto absurdo! Bastou-me ir um pouco além da superfície (versões de judaísmo, de cristianísmo e de islamísmo, proliferando em todos os casos antagonísmo exacerbados) para ficar agoniado. Desculpem a sinceridade, mas foi literalmente assim que me senti: muito distante de qualquer tipo de inspiração reliogiosa que procurava.

Adiante! Após anos a fio a ouvir excertos seleccionados e a ver representações, dedico-me ao deleite genuíno de finalmente ir lendo o original de uma belíssima história, com o maior desprendimento possível.  Não se admire, caro leitor, se ler por aqui alguns sublinhados dos livros que este que lhe escreve vai lendo. Como é natural, os próximos serão sobretudo, extractos da Bíblia; dos seus 53 livros da versão católica apostólica romana.

Deus existe? Interessa-me muito pouco essa questão, for the time being.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading