"SUÉCIA Site encerrado por divulgar caricaturas de Maomé" in TSF

"Na Suécia, foi encerrado um "site" de um partido político de extrema direita que tinha procedido à divulgação das caricaturas do profeta Maomé. (…) Laila Freivalds [ministra da Suécia] afirma que defenderá sempre a liberdade de imprensa neste país, mas condena o uso dessa liberdade para provocações."

Alguma vez esta caricatura merecia este estatuto de mártir da Liberdade de Expressão, agora capitalizado por um partido de extrema direita? 

mahomet7.jpg
O meu bom senso diz-me que este é um bom cartoon, provocador como todos os bons cartunes têm que ser e sustentado no nosso imaginário que se alimenta, por exemplo, pelas cassetes de despedida dos bombistas-suicidas que afirmam oferecer-se como martires na esperança de terem acesso a éne virgens quando chegarem ao paraíso. Tudo em jeito de retribuição, de acordo com o que acreditam prever a sua religião…
Agora digam-me lá se a liberdade de expressão não morreu um bocadinho na Suécia. Eu se fosse radical muçulmano estaria a clamar vitória. Eles continuarão a testar sistematicamente a nossa determinação, explorando as nossas contradições e/ou a nossa complacência, os nossos sentimentos de culpa, levando-nos a pôr em causa aquilo que vamos cultivando a custo, aquilo que temos e que mais os ameaça.
Como já aqui disse, no dia em que virmos o mundo muçulmano estritamente como aquele formado por um povo com quem não se pode brincar, que não se pode criticar, que não se pode satirizar, um povo percebido como inferior, atrasado e perigoso, os radicais terão ganho uma importante batalha.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading