A energia nuclear é um assunto tabu? Não me parece que haja uma acção concertada para que não se fale ou discuta a energia nuclear, parece-me é que há fortes problemas de imagem que defensores de outras formas de energia ou de outros comportamentos de consumo energético não têm de ultrapassar na defesa das suas damas. Problemas aliás muito legitimamente fundamentados em factos históricos recentes nada propícios à confiança no nuclear.

A situação alterou-se? Chernobyl é hoje impossível? Não sei, mas perante problemas e soluções mais cristalinas ligadas ao aumento da eficiência energética e ao investimento em energias alternativas, o nuclear não tem de ser uma prioridade, ou melhor, a prioridade.

Discuta-se, perceba-se se há argumentos para se recuperar a confiança, mas de caminho não temos absolutamente nada a perder em gastar, no imediato, as nossas "energias" a resolver a insustentável ineficiência energética da economia portuguesa ou a reforçar a produção energética por vias mais limpas e acessíveis que o petróleo. Ambos muito relaccionados com os problemas de competitividade da economia lusa.

Em suma, que a discussão em torno do nuclear não sirva desculpa ou de alternativa oposta (como por vezes é apresentada) para não agir sobre esses outros problemas com soluções já identificadas. Que tal, para começo de conversa pormos a nu o "tabu" que há em torno da ineficiência energética que parece crescer particularmente no nosso país?


Parece-me natural que quem queira defender a energia nuclear tenha de pedalar um pouquito mais para conseguir chegar à discussão das alternativas energéticas. Uma consequência natural e desejável para que no futuro perante grande incerteza e inexperiência humana para lidar com novas tecnologias se proceda com mais segurança.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading