Já que ninguém o gaba, ele gaba-se a si próprio. Não é original, não é o único e não fica bem, mas o que é facto é que é tem muita razão naquilo que descreve. Basta recordar os últimos 25 anos de política económica e as respectivas conjunturas.

Tudo isto serve para repôr alguma verdade histórica às coisas, denunciando o bluff de imagem em que Cavaco se sustenta sendo a antitese daquilo que diz querer desempenhar: ser um promotor de um facto simbólico que impulcionará a ânimo nacional. Ouçam-no e sintam o entusiasmo fervilhar… (tenho os rissóis ao lume).

MAS, ao mesmo tempo, toda esta dialéctica de um (de dedo em riste auto-elogiando-se em profusão – que exagero Nobre Soares!) e a prática de outro (do not shake, do not stir que ainda se estraga) são tão pouco estimulantes e inspiradoras seja do que for (excepto do Venha o Diabo!)…

Não é com as presidenciais que havemos de mudar de rumo e se por ventura estas tiverem consequências relevantes, não adivinho que sejam positivas. Talvez tragam entropia e  esperanças mal localizadas. Tudo aquilo de que não precisamos.

Dramatizar as presidenciais é inventar mais um circo, pouco mais que irrelevante. Sim, é ressentimento, de parte a parte, sendo que as partes são mais que duas. Mas nem vou por ai, poupo o latim.

A mudança de rumo faz-se na nossa vida do dia a dia, na política também, exigindo políticos melhores e melhores políticas (no executivo e na oposição!), exigindo e contribuindo para um melhor Estado, pensando no presente, como queremos viver no futuro, cultivando a memória do passado e blá, blá, blá (frase bonita mas muito difícil de implementar e absolutamente banalizada, para nosso mal!).

A mudança de rumo faz-se, por exemplo, não nos deixando nivelar por baixo perante os exemplos acomodados e/ou desiludidos de colegas justa e injustamente ressentidos (até o ressentimento pode ser justificável!). Faz-se complicando o preto e branco, o seguidísmo acrítico ao partido, deixando a disciplina de voto quase absoluta ser algo próprio de um parlamentarismo e partidarismo anacrónico que exige ser colocado em vias de extinção. Falei em parlamento? Poderia falar da empresa onde se trabalha: a inovação passa por aí, por ter capacidade crítica, por estimulá-la, é esse o corolário da formação, da educação e de qualquer choque mais ou menos intensivo em tecnologia. Criar (em todos os sentidos) para viver melhor!

Nestes tempos em que tantos vão sentir na pele o acumular do laxismo do passado, com o qual tantos desses foram coniventes no simples desenrasca do dia-a-dia (agora lembrei-me da longevidade da nossa ditadura), é capaz de valer a pena repensar essa forma de encarar a vida e estilo de permanente limitação da exposição às "chatices".

O nunca tomar posição quando nos servem saparia a rodos e o não ir além do amen ao poder do momento criou o monstro, o verdadeiro monstro que hoje nos devora, quase cegamente. Não serão estas presidenciais que nos livrarão da paralisia aterrorizada para a qual caminhamos, perante o desmoronar de planos, carreiras e empregos.

Alguns se "safarão", safar-se-ão sempre, mas os lugares na barca são cada vez menos. Que tal tentar fazer do inferno um melhor lugar para viver?

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading