sitemeter3.gif

Descobri hoje com preciosa ajuda que um dos motivos pelo qual havia uma disparidade tão grande entre os contadores de visitas do site meter e o contador interno do serviço weblog.com.pt (ontem um deu cerca de 250 visitas e o outro mais de 2000) se devia a uma má utilização do site meter pela minha parte. Na prática, quase sempre que alguém aqui vinha rumo a uma página do adufe, que não a principal, não era contabilizado pelo site meter. Ou seja, pesquisas na net ou recomendações de leitura de outros blogues a posts específicos do adufe não eram contabilizados.

Fiz uma breve investigação sobre qual é o procedimento seguido em alguns dos blogues mais lidos segundo o site meter e descobri que muito poucos (não descobri nenhum entre os que espreitei) partilham esta "deficiência" com o adufe. 

Assim, desde cerca das 12 horas, o site meter do Adufe passou a estar atento a um número mais alargado de visitas: virtualmente todas as que se dirijam aos mais de 3000 posts já aqui publicados nos últimos dois anos e picos.

Por estas horas, num dia "normal", talvez o Adufe contabilizasse entre 150 a 250 visitas, hoje, tendo a situação sido corrigida apenas depois do meio dia, sublinho, o número aproxima-se das 700 visitas.

Descobertas preliminares:

O Adufe interage de forma impressionante com os motores de busca, particularmente com o Google (principalmente com o português, mas não só), gerando muitas falsas pesquisas pelo caminho e outras absolutamente deliciosas e que espero compensadoras.

De acordo com os dados das últimas horas, mais de 1/4 (!) das visitas (quase 200) tiveram origem na América do Sul, mais concretamente no Brasil. Tanto quanto percebo, os temas que aqui trazem o visitante canarinho são os mais diversos. Desconheço se isto sucede com outros blogues portugueses, mas por aqui – que festejo sempre que tenho oportunidade de entrar em contacto com pessoal de além mar – esta informação ofereceu-me alguma satisfação espantada.

Tentarei recolher nos próximos dias algumas das mais curiosas pesquisas que aqui trazem visitantes – compara-las-ei com as que são referidas pelo contador interno do weblog.com.pt.

Sem querer exagerar no tom, dá algum gozo perceber que, para o bem e para o mal, se está a gerar conteúdo em português para todos usarmos.

Igualmente recompensador é perceber que o Adufe terá um lugar entre os blogue mais lidos que constam na lista do blogómetro. Ironicamente, nos últimos dias, deixou de estar listado entre os 100 mais visitados…

Nos próximos dias, com o site meter a funcionar em igualdade de circunstâncias com o que sucede na maioria dos restante blogues, perceberei um pouco melhor em termos relativos que quantidade de leitores aqui vêm.

Sim, que não desfazendo, nunca tive razões de queixa da qualidade de leitores, comentadores, colaboradores e amigos que por aqui têm passado ao longo de tantos meses 😉

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading