O que resulta mais evidente destes últimos dias de ‘Cavaco assumido’ é a constatação de que em 10 anos de "ausência" não mudou uma vírgula:

"Cavaco pode ter sido o ultimo a apresentar-se como candidato. Mas, sejamos sérios, já o é claramente há pelos menos dois ou três anos. Demorou foi a assumir-se, e pelas piores razões. Para manter a aura de distanciamento e de desapego. Para não ter de lidar com a pressão da opinião pública, preferindo antes jogar como franco-atirador, num toca e foge em que controlou meticulosamente todos os tempos. Para não ter de dizer o que pensava a não ser quando lhe apetecesse, sem contraditório. Para, enfim, poder dizer que não é um político e simular um regresso sebastiânico. Um "regresso à política" cuidadosamente planeado para um "não político"."

Ser contra isto é definirmo-nos pela negativa?  Seja! É já uma boa causa. Oferecer ao país Soares em vez deste Cavaco Silva.

Claro que preferiria outras opções, claro que preferiria outras provas de vitalidade vindas de outras gerações (à esquerda e à direita, já agora!). Já o aqui escrevi, desiludido. Mas este problema está noutro patamar. Contra esse fatalismo nada posso fazer de imediato, nestas eleições. Limitando avarias há que encarar as opções que temos. E fazendo-o tenho que estar grato que alguém como Soares e Alegre se tenham apresentado à luta.

Confesso que não sei exactamente em que é que Alegre poderá revelar-se mais interessante do que Soares no momento de captar o voto. Seguramente nenhum deles ‘secou’ o espaço à sua volta – ofereceram-se generosamente para o ocuparem – e não me choca absolutamente nada que convivam. Como disse, está apenas por provar o que Alegre tem para oferecer além do mais que tirocínio presente no currículo presidencial de Soares. Menor cansaço de imagem? Menos inimigos? Talvez…

Espero sinceramente que Cavaco, se ganhar, não o consiga à primeira volta. Se os portugueses decidirem equilibrar a balaça do poder, convém que uma figura como Cavaco perceba bem que "tem de pedalar" para conquistar o cargo e mantê-lo. Entregas arrebatadas do país não são seguramente aquilo de que precisamos. Será que não aprendemos nada com o passado? Há por aí muita gente a precisar de tomar uns comprimidos para a memória.

De qualquer forma a chapelada do dia vai, naturalmente, para o parágrafo em itálico da Mariana Vieira da Silva. Um texto muito cá de casa.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading