Cada dia que passa fico mais fã da ideia de privatizarmos urgentemente a CGD e tudo o que resta que está nas mãos do Estado e que já tenha capital privado. A seguir a isso proibia o financiamento partidário fora do âmbito do financiamento público e equiparava o incumprimento com um crime de traição à pátria.
Menos de um ano depois de ter sido empossada, a administração da CGD, paga a preços de mercado e não de “função pública”, sublinhe-se, é corrida como se se tratasse de um grupo de assessores políticos. Justificações? Nenhumas aceitáveis e compreensíveis vindas da boca do ministro da tutela (as que vêem hoje na imprensa são no mínimo curiosas).
Entretanto, a CGD continua à deriva, o erário público lá terá de pagar dois a três milhões de euros de indemnizações aos treinadores da bola que foram corridos (parece que o contrato lhe garante todos os vencimentos previstos até ao final do contrato) e nós por cá todos bem.
– Atendendo a que considero impensável fazer da CGD uma instituição equiparável a uma direcção-geral e remunerar os seus gestores de acordo;
– Atendendo a que os sucessivos governos têm provado à saciedade a sua total incapacidade de utilizar o poderoso instrumento que têm ao seu dispôr a bem do país;
– Atendendo a que não vislumbro no horizonte próximo melhorias ao nível da qualidade da gestão política do país (acho que ainda vai piorar antes de melhorar);

E mesmo correndo o risco de estar a alinhar numa estratégia rocambolesca de esgotamento da paciência com vista à criação de condições propícias… PRIVATIZE-SE a CAIXA! Vendam-se as golden shares do resto das empresas semi-privatizadas. Depois conversamos sobre que Estado queremos. É que a minha defesa pessoal do modelo actual assentava numa premissa que manifestamente estamos longe de cumprir neste país e que tem muito a ver com a qualidade e calibre ético e republicano da nossa classe política.
Não resolverá todos os problemas mas sempre são menos alguns engulhos e “graus de liberdade” nas mãos dos aparelhos partidários.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading