O que é uma conchanata? É mais um belo pretexto para deixar um blogue ao abandono numa noite de calor. A somar a mais uma rara ida à praia, por exemplo – e que belíssimo dia esteve hoje para filmar Lisboa e arredores, de Sintra ao Espichel. Uma visibilidade raríssima de desfrutar ao longo do ano que se tem repetido durante a última semana, a bem da verdade.

Voltemos ao início: Conchanata é nome de uma gelataria na Avenida da Igreja com muito justificados pregaminhos por aqueles bandas e não só. Conchanata é também o nome de uma das especialidades da casa. Prometem estar abertos até às 24h pelo menos até Outubro. Levem apenas três euros no bolso por cada cabeça de gulosos (para evitar desgraças) e atrevam-se a provar. Aquela calda gelada de morango*, hum-hum. Há traições da memória que são indesculpáveis, este Verão ia passando ao lado do melhor dos gelados.
Mas será mesmo o melhor? Passem pela Veneziana nos Restauradores ou mesmo no Santini em Cascais (onde confesso nunca fui mas acredito na boa palavra de bons amigos) e depois decidam quem ganha neste mini-concurso de gelados tipo italiano. Prometo que é escolha será muito difícil, no mínimo!

* Antes podia ler-se aqui “xarope de morango” mas a intervenção inevitavelmente melhor informada do produtor (que se me dirigiu por e-mail) permitiu apurar esta “minha” receita sobre os deliciosos gelados daquela que é formalmente a “Gelados Itália“, estabelecimento que celebra este ano, nada mais, nada menos, que 60 anos.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading