A OTA e o TGV estão no programa do governo diz-nos o João do Glória Fácil (ele e outra blogoesfera com que costumo concordar).
O ex-ministro não terá lido o programa do governo ironiza o JHP.
O programa do governo é a bíblia de qualquer ministro.

Se formos por aí, caro João, explique-me lá onde é que está nesse programa a referência ao aumento do IVA ou do imposto sobre os combustíveis?
A pergunta que lhe faço não é mero desforço, é muito objectiva.
As premissas para a elaboração do política fiscal que constam no programa estavam erradas. Foi esta a explicação do Primeiro-Ministro: afinal o défice era muito maior do que ele pensava.

Não é então razoável que eu, eleitor deste governo, me pergunte (não é preciso o ministro) que TGV e que aeroporto se vão fazer? Comboio a 200 ou a 320 à hora? Com que dinheiro? Com que gestão? Com que sustentação e com que impacto nos Orçamentos de Estado futuros? E com que retorno esperado para a economia nacional?
Ver sair o Ministro das Finanças no dia a seguir a este ter repetido que os detalhes finais destes investimentos públicos estão dependentes da apreciação de viabilidade económica numa óptica de contas públicas, mina qualquer tipo de credibilidade que tenha atribuido a esta governação. É portanto mais que lícita a indignação e um pedido de explicações relativo às perguntas que estão por responder. O que vão fazer com o meu crescente e inusitado contributo para o Orçamento do Estado?
A partir do dia em que se registou o aumento dos impostos passou a ser totalmente legítimo perguntar qual é, efectivamente, o programa de governo do José Sócrates. Merecerá rasgados elogios, o ex-ministro? Não iria tão longe mas claramente as perguntas que nos deixa por responder são um legado bem mais valioso do que o flanco aberto que nos deu à crítica com a questão das reformas ou dos erros dos serviços das finaças na cálculo do défice.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading