Eu adoro comboios, é uma daquelas coisas de puto que nunca perdi. Também por isso custa-me um bocadinho dizer mal do brinquedo. Por vários vezes me assaltaram argumentos curiosos em prol do AV (combóio de alta velocidade): redundância vital, marca de desenvolvimento, espantosa possibilidade de umas férias diferentes, enfim… No entanto, as dúvidas de sempre falaram mais alto.

Mais do que a ligação Lisboa – Porto onde os argumentos para a dúvida são mais fracos (ditará quase a extinção do serviço de transporte aéreo entre as duas cidades e atrasará a saturação da Portela) restam-me dúvidas bem mais ponderosas quanto à(s) ligação(ões) a Espanha. Será que o comboio competirá com o avião nessa ligação? (Teremos ainda menos tráfego aéreo por esta via?)

Ligar Portugal ao centro da Europa por combóio é bom, é estratégico disse ontem o primeiro-ministro.
Será? Tirando a malta do inter-rail (malta tesa, em regra) e alguns fanáticos do combóio, quem é que vai a Paris, ou a Roma ou a Bruxelas de combóio, partindo de Lisboa ou do Porto? Será mais barato do que o avião? Mais rápido? Nunca ouvi estes argumentos. Em tempos não muito longínquos dizia-se que acima dos 400 a 500 km o comboio não era competitivo com o avião. Isso mudou? Repito: Madrid fica suficentemente perto? Há tráfego significativo para outros destinos ibéricos além Madrid? Faço tantas perguntas porque me custa-me a perceber… Andamos apenas à caça das verbas europeias disponíveis para este investimento?

Prevê-se a decadência e fim da era da aeronáutica por via das restrições energéticas? O comboio resistirá melhor pelo preço e pela flexibilidade de adaptação a novas fontes de energia? Também nunca ouvi estes argumentos para justificarem o investimento, apesar de me parecerem ligeiramente mais plausíveis que os anteriores.
Falamos então do transporte de mercadorias a alta velocidade para justificar o AV, será? É competitivo com a ferrovia tradicional? E com o transporte rodoviário?
Em suma, é estratégico porquê?
Acreditem que o pergunta é genuina, simplesmente não percebo.

Nota de esclarecimento: uma vez que com alguma regularidade deparo com concidadãos a quererem ir a Viseu de comboio, aproveito este post ferroviário para os esclarecer (mais uma vez) que não há ligação ferroviária entre Viseu e qualquer outro ponto do país. A linha fica-se por Santa Comba Dão. O resto foi encerrado há alguns anos, não era estratégico.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading