Sigo para a minha despedida de Alvalade, época 2004/05, com paragem pela Igreja de São João na Praça de Londres, não para rezar mas para mostrar uma testemunha de trapo verde branco que há-de por lá andar esperando pelo golo mais ou menos boçal (imenso) que nos ofereçam.
Para o que der e vier, “quer se possa ou não possa”, há-de estar todo o estádio a cantar.

Para quem não é de bola o mistério adensa-se… Mas não se assustem que não há por lá bispos a comandar manifestações, nem expectativas de fumo branco, apenas de uma curva belíssima.

Adenda (10/052005 – 12h00):
Ontem em Alvalade a homenagem a Jorge Perestrelo foi impressionante.
Alguns minutos de palmas (com todo o estádio a aplaudir de pé) enquanto mal se ouvia o Fernando Correia descrevendo sucintamente o colega e amigo. Seguiram-se momentos de absoluto silêncio para ouvir o som do último golo, culminando com explosão de alegria às palavras “eu te amo Sporting”.
Muitos arrepios num ambiente electrizante.
Sábado há mais e que ganhe o melhor porque o espectáculo continua.

09-05-2005
Eu te amo, Sporting!

Pouco tempo antes das equipas do Sporting e do Vitória de Guimarães subirem ao relvado, o Clube de Alvalade homenageou Jorge Perestrelo. O jornalista da TSF relatou o encontro entre o Alkmaar e o Sporting, a contar para a Taça UEFA, acabando por falecer no dia seguinte, devido a problemas cardíacos.

Nos vídeo screens do Estádio foi passada uma imagem de Jorge Perestrelo, ao mesmo tempo que foi lido um texto de Fernando Correia, companheiro da TSF. A terminar a homenagem, o som do último golo relato por Jorge Perestrelo foi ouvido na aparelhagem sonora do Estádio, acompanhado por uma enorme salva de palmas dos adeptos verde e brancos.

O texto lido antes do jogo com o Vitória foi o seguinte: “No dia 5 de Maio de 2005, Jorge Perestrelo fez o seu último relato de futebol. Foi ao serviço da sua rádio – a TSF – em Alkmaar, onde o Sporting conquistou o direito de estar presente na final da Taça UEFA e vibrou, de forma única, com o golo que garantiu essa final. Regressou a Lisboa no dia seguinte, para nos deixar para sempre, quase de imediato, porque o seu coração não resistiu à entrega, às emoções, à vida de um jornalista em pleno esforço, de um relator desportivo que levava o seu trabalho a extremos que alguns consideravam exagerados, mas que traduziam um estilo peculiar e um raro sentido de criatividade. A sua memória ficará para sempre em nós, ligada à rádio, ao futebol, aos jogadores profissionais, aos técnicos, aos dirigentes, aos árbitros e, sobretudo, à equipa do Sporting, protagonista do seu último relato e do seu último grito de amorâ€?.

O corpo de Jorge Perestrelo foi autopsiado ontem, segunda-feira, ficando depois em câmara ardente na Igreja de São João de Deus. O funeral realiza-se hoje, às 10 horas, daquela igreja para o cemitério dos Olivais, onde o corpo será cremado, em cumprimento de uma sua vontade expressa.
Aos seus familiares, o jornal Sporting e o site do Sporting apresentam a expressão do seu mais sentido pesar.

Texto: Fernando Correia
Fotos: José Cruz

http://www.sporting.pt/Info/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futhomenagemperestrelo_090505_20742.asp

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading