“A informação sobre os principais parceiros comerciais de Portugal continua a revelar sinais de fragilidade na retoma internacional.
No plano interno, o indicador de clima económico agravou-se em Dezembro mas o indicador de actividade recuperou em Novembro, invertendo o movimento dos cinco meses precedentes.
O consumo privado desacelerou ligeiramente devido à evolução menos positiva do consumo corrente, enquanto o de bens duradouros apresentou um ritmo mais intenso de crescimento.
A confiança dos consumidores sofreu um novo retrocesso em Dezembro, afastando-se ainda mais do nível máximo de 2004, alcançado em Agosto. O indicador sobre o investimento recuperou ligeiramente em Dezembro, o que se ficou a dever à evolução positiva do material de transporte e das máquinas e equipamentos. Os dados sobre o comércio externo até Outubro apresentaram acelerações em ambos os fluxos, tendo aumentado o diferencial entre o ritmo de crescimento das importações e o das exportações.
No mercado de trabalho registou-se um agravamento da maioria dos indicadores disponíveis, exceptuando apenas as expectativas de evolução do emprego.
Em Dezembro a inflação estabilizou em 2,5%, registando-se movimentos inversos nas suas componentes, tendo a de bens acelerado 0,1 pontos percentuais (p.p.) e a de serviços abrandado 0,2 p.p.. A inflação subjacente manteve-se em 1,5%.”

in INE

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading