Já passou por esta esfera e por esta (bem como por alguns outros blogues) a discussão sobre a organização do poder autárquico, nomeadamente sobre o poder executivo autárquico, a sua eleição e limitações de mandatos.
Para os mais distraídos – como eu! – convém sublinhar que há neste momento uma proposta do PS à bica para ser discutida na Assembleia da República.
É raro por este dias poder dizer o que a seguir escrevo: o que conheço da proposta e a tomar por bom este artigo do Expresso onde se enunciam os pontos em aberto com o PSD, a ser aprovada uma lei nos limites do que se refere, aumentará a coerência de todo o edifício democrático do país aproximando as autarquias do modelo nacional e conferindo algumas salvaguardas importantes de que o sistema carecia – como as limitações de mandato ao nível do presidente da Câmara.

O artigo do Expresso é de inícios de Novembro… Seria uma pena um dos efeitos negativos da actual crise política implicar mandar para as calendas mais uma reforma que poderia melhorar o funcionamento do Estado e a sua relação com os eleitores.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading