Síntese Económica de Conjuntura

A informação económica sobre os principais parceiros comerciais de Portugal aponta para a manutenção do perfil de abrandamento do crescimento económico.
No plano interno, o indicador de clima económico estabilizou em Novembro, após três meses de abrandamento contínuo, e o indicador de actividade, com informação até Outubro, permaneceu em desaceleração, o que se observa desde Junho passado.
A informação quantitativa disponível revela um arrefecimento generalizado aos principais sectores de actividade. Ainda assim, o consumo privado apresentou alguma aceleração, que não aparece reflectida na confiança dos consumidores e dos empresários do comércio a retalho.
O indicador sobre o investimento estabilizou em Novembro, depois de ter apresentado evoluções menos desfavoráveis nos três meses anteriores. Os dados sobre o comércio externo, com informação até Setembro, revelam novos abrandamentos em ambos os fluxos, mantendo as importações um ritmo de crescimento superior ao das exportações. No mercado de trabalho, o indicador de emprego apresentou uma evolução ligeiramente menos desfavorável em Outubro, mas as expectativas dos agentes económicos agravaram-se mais uma vez em Novembro.
A inflação acelerou 0,4 pontos percentuais, por via de movimentos no mesmo sentido tanto na componente de bens como na de serviços, atingindo uma taxa de 2,5%.

in INE

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading