“A generalidade da informação referente aos países com maior proximidade económica continua a ser favorável, mesmo que a evolução do preço do petróleo faça aumentar a margem de incerteza quanto à robustez da retoma internacional.
Internamente, o indicador de clima económico agravou-se substancialmente em Setembro e o indicador de actividade, disponível até Agosto, ainda não recuperou do abrandamento observado em Junho.
A informação quantitativa disponível até Agosto sobre os principais sectores de actividade revela, de forma genérica, alguma melhoria, mas ainda não totalmente compensatória de abrandamentos verificados desde finais do segundo trimestre.
No domínio da procura interna o consumo privado aparenta alguma recuperação, mas apenas compensando parcialmente as indicações menos favoráveis obtidas no mês anterior, e o investimento mantém a trajectória de recuperação que tem apresentado há largos meses. Os dados sobre o comércio externo, com informação até Julho, apontam para abrandamentos em ambos os fluxos e para a manutenção da tendência de forte agravamento do saldo entre as exportações e importações.
No mercado de trabalho, o indicador de emprego tem vindo a recuperar lentamente, mas refira-se a inversão em Setembro das expectativas dos agentes económicos. A inflação abrandou de forma significativa pelo segundo mês consecutivo.”

in INE

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading