Imaginem que aqui este que vos escreve ia ao congresso do PS em jeito de saltimbanco armado em curioso e que tinha a oportunidade de entrevistar os três candidatos a secretário-geral (já ex-candidatos no caso).
Imaginem que lhes podia fazer dez perguntas e que uma delas seria
“Sabe estrelar um ovo?”

Não se insere muito bem no estilo aqui do blogue pois não? Em política isto aqui até tenta ser um pouco para o sério. Talvez se arranjasse uma rubrica chamada a «Vida quotidiana de um português “comum”» talvez ainda “colasse”, talvez os leitores até achassem piada a esta “desmistificação” do político. Seria uma proposta com interesse sem dúvida. E aqui não estou a ser irónico mesmo.

Acontece, contudo, que esta pergunta figura na página dois do Diário de Notícias juntamente com “E cozinha mais alguma coisa?” ou o já clássico “Quanto custa um bilhete do metro?”.

Eu voto para primeiro ministro no candidato que souber de cor o preço do bilhete do metro… de Lisboa (coroa 1 e 2), do Porto (há coroas no Porto?) e de Mirandela. No mínimo!
E se não sabe cozinhar um prato que seja de bacalhau não merece sequer ir a secretário-geral.
As melhores respostas às dez perguntas feitas pelo DN aos três candidatos desta vez foram inquestionavelmente dadas por José Sócrates que respondeu persistentemente com três pontinhos, assim:

()
Que não tinha tempo.

P.S.: Alguma vez um partido da oposição, sem secretário-geral em funções tinha antes chegado a intenções de voto recolhidas por sondagem que lhe atribuem a maioria absoluta? Pois aconteceu (sondagem DN feita entre 14 e 16 de Setembro). Depois de amanhã o secretário-geral do PS carregará o terrível epíteto de “Salvador da Pátria?” – com ponto de interrogação incluido.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading