Sim a questão da reforma merece ser esclarecida e devemo-nos munir de outro tipo de enquadramento legal para estes casos. Falamos de uma reforma astronómica por um ano e meio de serviço, caramba!

Mas o esclarecimento e a solução não se devem fazer a todo o custo, ao sabor da fúria “linchadora” que acabamos por alimentar.

O Jumento explica um pouco melhor o que quero dizer:

“(…)DÚVIDA 2:
A não ser que nestes dias nenhum processo de aposentação aguardava despacho o processo do cidadão Mira Amaral passou à frente de tudo e de todos, o que só é possível com a intervenção dos dirigentes de uma instituição que em tempos foi tutelada precisamente pelo agora aposentado.
O ministro das Finanças vai mandar fazer um inquérito para apurar responsabilidades disciplinares dos responsáveis da Caixa Geral de Aposentações? Quantos funcionários aguardam pela conclusão da tramitação dos seus processos de aposentação na CGA? (…)”

in Jumento

É claro que a mantermos esta regra de respeito básico por quem está à frente na fila corremos um outro risco que resulta de uma outra falha do sistema: a pouca memória noticiosa das agendas dos órgãos de comunicação. Mas como disse, essa é outra falha do sistema que não deve justificar as más práticas da tal febre do momento que todos ultrapassa. Este é um sub-produto muito nefasto do populismo, um que a prazo nos condena a sofrer na pele os seus efeitos secundários.

Era bom que houvesse mais jornalistas com mais memória. Também deveria ser esse o seu papel. É a presença desta qualidade que melhor define por estes dias um bom profissional. E temos a sorte de até ter alguns na blogoesfera.

PS.: Quero aproveitar para pedir desculpas às últimas pessoas que subscreveram a mailing list do Adufe e que têm recebido os avisos de novos posts em duplicado. Houve pessoas que inadvertidamente se inscreveram mais que uma vez como o mesmo mail e não tendo eu feito a limpeza das repetições – processo manual – deverão ter recebido os avisos em duplicado.
Obrigado e disponham do e-mail que está meio disfarçado na coluna da direita.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading