Nos primeiros cinco meses de 2004, as variações homólogas registadas nas saídas (+3,5%) e nas entradas
(+10,0%) determinaram um aumento do défice da balança comercial de 25,8%.

NOTA PRÉVIA
(…) Refira-se ainda que devido a terem sido detectados problemas ao nível da informação anteriormente disponibilizada referente ao fluxo das
expedições (Comércio Intracomunitário), foram introduzidas as devidas correcções relativamente aos dois anos em observação.

in INE

*********

Note-se que esta revisão é mais importante em volume do que em termos relativos; a taxa de cobertura da balança comercial de 2003 (Janeiro a Maio) é revista em baixa (de 70,4% passa para 70,2%) como se pode ver pela comparação destes com estes dados. É possível que haja algum impacto nos dados do PIB a divulgar em Setembro. Veremos. Entretanto no próximo dia 17 temos os resultados definitivos do comércio internacional de 2003.

O dado mais significativo é, sem dúvida, a variação homóloga da balança comercial cujo défice até Maio aumenta mais de 25% contra o aumento de cerca de 16% calculado até Abril.
Tanto as exportações como as importações apresentam mais dinamismo, contudo, estas últimas têm crescido com maior intensidade (particularmente Combustíveis, Máquinas e Aparelhos, Veículos e Outros Materias de Transporte, Calçado e produtos Alimentares), daí o aumento do défice.
Isto é bom? É mau? It’s hard to say…

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading