O canal Hollywood da televisão por cabo passou hoje o filme cujo cartaz aqui se reproduz. Mais um que corria o risco de servir de entretenimento anónimo pois comecei a vê-lo já uma parte esclarecedora da trama se desenrolara.
Neste caso, acho que foi uma sorte ter apanhado o filme a meio, o efeito que julgo se pretendia com a ridicularização do ecossistema político (norte-americano) surtiu maior efeito. Houve partes do filme em que me ri que nem um tonto e contudo… Onde estava a graça?

Uma breve pesquisa na net diz-me que se trata de um filme de 1979. O maçom multimilionário fazedor de reis, a filha pródiga, o Presidente do país, os media do entretenimento político e a sua cegueira, os jornalistas de investigação, a fraqueza do sistema perante a mera hipótese da franqueza. Uma sucessão de previsíveis personagens. E o segredo que interessa, sintetizado na cena final. Uma hipérbole de metáforas, talvez.

O filme e a sua sátira fez-me pensar nos blogues… Parece-me que anda demasiada gente por estas paragens, principalmente nos grandes conglomerados políticos da blogoesfera, a achar “graça” ao que escreve (concretizando quem tenho em mente para não ser injusto: Blasfémias, O Acidental, o Barnabé e mesmo uma pitadinha a “minha” Grande Loja).
Passar por lá como quem passa por uma discussão entre um sportinguista e um benfiquista sobre qual é o melhor clube, tem uma piada imensa e é extremamente estimulante, mas para isso já temos o Sporting e o Benfica.
Por este andar tenho que criar uma nova categoria de classificação ali para a coluna da direita do Adufe: os blogues-clack/click.

Desconfio que Peter Sellers (o filme!) me patrocinou um momento de lucidez. Vou trocar umas impressões com o meu travesseiro e já volto.

Mas, já agora, então o Del Neri já está de saída do FC Porto? Quem é que ele quereria dispensar?

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading