Genocídios: um (outro) Darfur próximo de nós no Cibertúlia

Excerto:
“(…) De Espanha, nem bom vento, nem boa diplomacia: José Luís Zapatero – sim, ele! – deixou-se enredar na cantiga do rei bom, autor de fracas aberturas políticas, e com a realpolitik debaixo do braço dá a mão a quem, como os indonésios, espezinha o direito internacional.

Como em Timor-Leste. Como no Darfur. O genocídio aqui escreve-se com palavras mais suaves, com armas menos mortais, sem testemunhas. Empurram-se os nativos para lá do muro de segurança – um muro mais!, que não apaga a obscenidade do muro de Israel, nem a de outros – que Marrocos vai construindo em torno daquele pedaço de areia encostado ao mar. Aos sarauis, no deserto da Argélia, sem apoio internacional e com a condescendência argelina, resta sobreviver… mal. Sem país e sem liberdade (a uns quilómetros, vê-se o muro, e soldados que o guardam).

Darfur tem agora os olhos postos nele. Tarde e más horas: já morreram muitos, demasiados. Mas pouco sobra na nossa indignação sazonal para olhar o mundo. À direita atiram-se piadas sobre a esquerda que esquece Darfur e só se lembra do Iraque. Como se o mal de uns fosse maior que o de outros. Não há escalas para o Mal. No Darfur dos dias de hoje, em Timor-Leste antes da independência. No Ruanda dos anos 90, ou no Sara Ocidental, esquecido na foto.”

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading