Que raro…
“Devo tornar-me uma pessoa com menos ilusões para tornear melhor as desilusões?”
Luis Osório citado no Diário de Notícias
O jornal A Capital errou. Fez manchete dando como certo aquilo que Sampaio não fez. O director e o adjunto pediram desculpas aos leitores no dia seguinte à constatação do erro e colocaram os cargos à disposição junto da administração do jornal. Esta recusou a demissão e pediu a opinião do concelho de redacção que por sua vez resolveu ouvir os jornalistas, antes de emitir um parecer. A história lê-se aqui.
Estamos perante uma sucessão de eventos muito raros nos media portugueses. Refiro-me ao depois do erro, não ao dito, propriamente.
Uma cadeia de eventos raros e de reacções louváveis, dignas, rectas.
O director da Capital chama-se Luis Osório e escreve a espaços aqui no bairro e o vice-director chama-se Rogério Rodrigues.
July 14th, 2004 at 10:35 pm
Passou-se uma história semelhante há algum tempo no canal de televisão pública France2. O telejornal abriu com a notícia do afastamento de Alain Juppé, enquanto o próprio era entrevistado na TF1 dizendo precisamente o contrário.
O apresentador do telejornal foi de férias duas semanas e o chefe de redacção demitiu-se.
July 15th, 2004 at 1:16 am
Acho que a notícia não tem justificação, o mínimo que o Luís Osório podia fazer, e fez, é pôr o lugar à disposição. Para além da direcção editorial da “Capital”, o que está em causa é o jornalismo de política: há sempre muito poucos factos e demasiadas “fontes” não identificadas.
July 15th, 2004 at 1:20 am
Tem razão ´Nuno, ele fez o mínimo e quantos que são “apanhados” com argoladas destas o fazem?
July 15th, 2004 at 3:28 pm
quem somos nós para exigir moralidade aos politicos quando os jornalistas são o que são
o gajo é bestial porque e vosso amigo se não era uma besta
porque é os outros jornais não publicaram nada?????
pq não são estupidos…
ser director de um jornal não é só dizer frases bonitas e ter amigos
July 15th, 2004 at 3:58 pm
O PÚBLICO também noticiou na quarta-feira que Sampaio iria convocar eleições antecipadas e, que eu saiba, as jornalistas que assinaram a notícia não se retrataram.
July 15th, 2004 at 6:31 pm
A decisão de Luís Osório não me admira. Pelo contrário só vem reforçar aquilo que já pensava dele. Veja-se o meu post “Politica, Cidadania e Civilização 3” no blogue “Jardim à beira-mar plantado”.
Aliás a ética, no jornalismo, como na política, tem muito poucos praticantes relativamente ao seu universo!