O reposicionamento político ou ideológico de que se fala e que se adivinha para o PS é um desafio importante, sem dúvida. Já o aqui desejei imaginando-o fruto de um processo de aprendizagem dos erros passados na governação, entre outros. Não estou nada seguro que seja esse o caminho.
Já há quem venha a público falar de figuras “garante da unidade do partido” e outras aberrações vazias, mas ainda a procissão vai no adro. Aguardemos.

Vou adivinhando que de pouco valerá ao país o reposicionamento – o partido ao serviço de todos, certo? – se não for acompanhado pela percepção da necessidade de uma mudança cujo objectivo, a prazo, seja transversal a todo o partido e implique uma redefinição estratégica do seu papel e da forma de interagir com a sociedade.

Há um cabo das tormentas que precisamos de dobrar para fundar um novo ciclo na vida política e na democracia portuguesa.
Passado este período de governação populista teremos experimentado pela primeira vez, desde o 25 de Abril de 1974, quase tudo o que havia para experimentar.
Eleitores de todos os espectros políticos tiveram já o seu momento de ilusão, de realização, de desgosto e de descrença. Restam entre o eleitorado, como excepções, a permanente vaga de saudáveis ingénuos e mais ou menos aguerridos jovens idealistas/oportunistas (entre os quais me julgo incluir, na vertente idealista). Não podemos, contudo, esperar que sejam estes últimos a garantir sistematicamente a renovação de um sistema estabelecido até porque a carne é fraca e particularmente manipulável…
O livro da história da corrente república começa a completar o seu “dicionário” com exemplos para todas as opções básicas. Aproxima-mo-nos da época das variações, da repetição.

É necessário começarmos a construir (reconstruir?) um partido que se proponha levar a nossa democracia além da puberdade. No mínimo cabe a cada um de nós fazer subir a fasquia da exigência, cultivando também uma boa dose de humildade, mas é típico da nossa forma de organização gregária dependermos de um catalizador. Se ele não surgir não há um caminho seguro que garante a idade adulta após a adolescência. E sobre isso acho que todos conhecemos alguns muito humanos exemplos ao nível de singulares seres da nossa espécie.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading