Nesta altura do ano em que uns vão de férias mais ou menos temporárias outros batem-nos à porta. Com pouco tempo para surfar, o tecnorati dá uma ajuda. Chamemos-lhe o destaque do dia: FísicosLX – Blog de um grupo de [5] físicos de Lisboa
Iniciaram o blogue a 3 de Junho de 2004 com um Big Bang e as partículas que por lá vogam já formam uma “estruturas” interessante 🙂
Chamou-me atenção um texto da Catarina (“Estamos todos a enlouquecer?”) onde aborda com conhecimento de causa o mundo da investigação/bolseiros em Portugal e não só. Um excerto:

“(…) Eu, como alguns de vocês, faço investigação há quase 10 anos (sim,o tempo passa tão depressa…), graças às sucessivas bolsas da FCT e do instituto onde estou. Esperam que ao fim de todo este tempo e esforço, passado já o limiar dos 30 há anos, eu vá à procura de emprego onde? Que contributo posso eu dar para a rudimentar indústria portuguesa – eu, vinda da física fundamental, e todos aqueles que vêm de áreas teóricas e/ou não-aplicadas? Que empregador vai querer pagar-nos uma sobre-qualificação de que não precisa?

Talvez o “carácter temporário” que querem dar às bolsas portuguesas signifique que esperam que procuremos financiamento fora do país. Como muitos de nós, de resto, temos feito. E propoem que regressemos já perto da reforma (que, a propósito, dificilmente nos quererão pagar, visto que nunca teremos sido “contribuintes”), depois dos famosos 100 artigos em revistas científicas e 10 orientandos de doutoramento. A dificuldade está no entre-tempo…

Os efeitos colaterais disto tudo são evidentes. Mesmo assim, alguns de nós escolhemos continuar. Procurar novo financiamento todos os 2 ou 3 anos. Mudar de país,de casa e de amigos com a mesma periodicidade. Estar longe da família. E adiar a “vida normal” (casar, ter filhos, ter férias no Verão, pertencer a um local,…) por tempo indeterminado. (…)”

Fica aqui o salto no hiperespaço

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading