Meia notícia:
A instabilidade política promovida pelo Presidente da República Português Jorge Branco Sampaio a pretexto da assumpção assunção do cargo de Presidente Designado da Comissão Europeia por parte de José Manuel Barroso – deputado eleito da Assembleia da República Portuguesa – vem sendo acomodada com sucessivos ataques de pânico pelos investidores bolsistas a operar em Portugal.

Esta inegável realidade pode ser atestada pelo estudo do índice PSI 20 que registou quebras significativas nos últimos 10 dias.
A constatação aqui evidenciada mais não faz que confirmar as piores expectativas do patronato português e do deputado europeu Miguel Frasquinho publicadas recentemente junto da imprensa generalista e especializada daquele país.

Mais meia notícia:
No mesmo período, aliás, as ondas de choque da nomeação de José Barroso (e consequente abandono da vida política nacional) têm-se feito sentir em quase todos os mercados financeiros internacionais, nomeadamente em Nova York (Dow Jones), Paris (CAC 40), Londres (FTSE 100), Tóquio (Nikkei), Frankfurt (Dax).

Uma das raras excepções vem de Espanha com o IBEX 35 a recuperar no dia de hoje. Os analistas estão ainda a tentar descortinar os motivos por este não alinhamento espanhol com o generalizado pessimismo provocado pela instabilidade política induzida pela Presidência da República Portuguesa.

Para uma análise gráfica detalhada recomenda-se a consulta do Portal da Bolsa.

(Post inspirado nesta sugestão de Leitura do Bloguítica)

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading