Neste que é sem dúvida um dia negro em termos de instrumentalização ilícita pelo governo da informação produzida pelo INE, a que acedeu de forma privilegiada e sobre a qual estava comprometido manter reserva até à sua aprovação em Conselho Superior de Estatística e respectiva divulgação pública (vejam-se as declarações de ontem do Primeiro Ministro sobre os dados do PIB) – a morte de Sousa Franco relativiza este assunto e apresenta-nos um confronto inesperado com a superficialidade e pouca elevação de que se fez a generalidade da campanha para as Europeias.

Os meus sentimentos à família e o meu desejo de que o desaparecimento do homem, e a inevitável reflexão que propiciará, seja também utilizada para que mais uns quantos identifiquem e valorizem quão importante é o conteudo e a forma do exercício da política num país que por nada deve abdicar de exigir mais de si próprio e da sua democracia.

Para Memória Futura a notíca de ontem da TSF relativa à divulgação de dados ainda não avalizados pelo Conselho Superior de Estatística:

EURO 2004
Durão visita selecção e revela dados da economia
O primeiro-ministro visitou a selecção nacional, em Alcochete, e resolveu apresentar os números relativos aos três primeiros meses da economia nacional em 2004, acabando por referir que a retoma não depende do sucesso da equipa portuguesa.

17:10
08 de Junho 04

Os jogadores receberam Durão Barroso e este aproveitou para afirmar que «os números que hoje mesmo saíram sobre a economia portuguesa são muito bons, em relação ao primeiro trimestre. É de facto uma boa notícia».

«Não tínhamos ainda os números oficiais e são de facto muito animadores, por isso não está dependente do êxito da selecção a recuperação da economia portuguesa. Essa recuperação está em marcha e vai dar-se. Não vamos agora pôr mais responsabilidades sobre o ombro do seleccionador nacional e dos jogadores, como a recuperação da economia», acrescentou o primeiro-ministro.

Durão aconselha Scolari

Na visita à equipa portuguesa que vai representar o país no Euro 2004, Durão Barroso almoçou e conversou com os jogadores e equipa técnica, dando mesmo alguns «conselhos» a Luís Felipe Scolari.

«Não meti cunhas, mas dei alguns conselhos a Scolari. Mas não sobre a composição da equipa. Mas como alguém que conhece o país, disse ao ouvido do seleccionador algumas das minhas opiniões, sobre questões da psicologia, da atitude. Respeito as competências do seleccionador nacional que saberá escolher a melhor equipa», continuou.

No fim do encontro, o líder do Governo disse ter «notado um excelente ambiente e sente-se o convívio e de equipa. Isso é bom e pessoalmente estou com grande confiança nesta selecção, que tem grandes jogadores, com cultura de vitória. Temos de facto grandes hipóteses», concluiu Durão Barroso, sublinhando a sua confiança na prestação da selecção nacional para o Euro 2004.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading