Instituto Nacional de Estatística
José Mata fala em ‘risco de desmembramento’
Elisabete Miranda

O Governo considerou a extinção do INE e esta é uma hipótese que ainda não estará totalmente afastada.
Esta conclusão pode retirar-se da intervenção de José Mata, presidente do INE, na cerimónia que assinalou o 69º aniversário da instituição.
Disse José Mata que «o risco de o INE perder áreas muito importantes e da sua produção e de, mais cedo ou mais tarde, ser desmembrado, é um risco real», e que «este cenário esteve em cima da mesa» e não está «completa e definitivamente afastado».
As declarações do presidente do INE vêm lançar mais uma nuvem sobre o que será o futuro da instituição, embora fontes internas relativizem a afirmação, interpretando-a como uma ameaça que tenta prevenir grandes movimentos de contestação às futuras directivas. Esta convicção funda-se, por um lado, na necessidade de se continuar a assegurar os compromissos com o Eurostar e, por outro, pelo facto de as mudanças a implementar já se encontrarem definidas.(…)

in Diário Económico

Na referida cerimónia, marcada pela ausência de boa parte dos trabalhadores em sinal de protesto contra os princípios gerais enunciados e a recusa da direcção em divulgar o plano de acção que pretende implementar, também foi abordada a questão da concentração dos serviços. José Mata vincou que «o reforço da concentração geográfica impõe-se como forma de aumentar a coordenação e a eficiência» da casa.

in Diário Económico

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading