Uma vez que o Tugir (via LNT – ver comentários deste texto) fez muito bem o trabalho de casa, está desde já atribuída a bicicleta virtual do dia.
Segue a resposta com mais alguns detalhes.

A votação menos participada nos últimos 30 anos foi o referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez em 28 de Junho de 1998. Nessa ocasião votaram 2 711 470 eleitores tendo-se atingido uma taxa de participação de 31,9%. Esta resposta não vinha contudo na lista.

A resposta correcta corresponde àquela que foi a segunda eleição menos participada da história recente da república: a eleição para o Parlamento Europeu de 1994 na qual votaram apenas 35,6% dos eleitores inscritos.
Em 1999 as eleições para o Parlamento Europeu foram um pouco mais participadas (40,3%), contudo quedaram-se logo a seguir nesta hierarquização histórica.

Destaque-se que o referendo sobre a instituição das regiões administrativas que não foi vinculativo (menos de 50% de participação) teve uma votação superior em mais de um milhão de eleitores que as penúltimas eleições para o Parlamento Europeu; a taxa de participação atingiu os 48,3%.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading