O Pedro Mexia fecha o Dicionário do Diabo no momento em que a Cotovia lhe publica pouco mais de 260 página com um conjunto de textos seleccionados dos dois primeiros blogues em que participou.
Just for the record, ontem comprei o dito livro “Fora do Mundo” sem fazer a mínima ideia da aposta na incompatibilidade por parte do editor.
O delete blogue que o Pedro promete remete-me para uma outra questão aqui (na blogoesfera) levantada por Pacheco Pereira. Que memória teremos daqui a uns anos desta curiosa etapa da história da vida privada/pública do quotidiano português dos inícios do século XXI?
Restarão os muito escassos e pouco representativos livros absolutamente (e sabiamente no caso do Pedro) truncados das componentes mais diarísticas ou metabloguísticas? Restarão os arquivos particulares em suportes que alguns bloggers acarinhem como quem guardava cartas de amor e polémica noutros tempos?
Alguém fara um registo conservacionista/bibliográfico ao menos de parte do que aqui se diz e escreve? Nem tudo é lixo e mesmo o lixo terá o seu interesse científico…

Não estou a querer empolar a importância que o meio (ainda?) não tem mas não tenho dúvidas que algo de significativo se perderá para alguns curiosos maduros do futuro que queiram clarificar ideias quanto ao que se fazia por esta era. Seremos nós a futura “Geração dos Bloggers”? E o que era isso mesmo, já agora?

(publicado inicialmente às 14h22m)

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading