Adufe 5.0

As armas do meu adufe não têm signo nem fronteira
  • Home
  • About
  • Sobre
  • Contactos
  • Translator
Random Image

As armas do meu Adufe,
não têm signo nem fronteira.

Bem-vindo ao Adufe 5.0


Ontem (corr.)

30.05.2004 por Rui Cerdeira Branco Categoria Blogologia

O Pedro Mexia fecha o Dicionário do Diabo no momento em que a Cotovia lhe publica pouco mais de 260 página com um conjunto de textos seleccionados dos dois primeiros blogues em que participou.
Just for the record, ontem comprei o dito livro “Fora do Mundo” sem fazer a mínima ideia da aposta na incompatibilidade por parte do editor.
O delete blogue que o Pedro promete remete-me para uma outra questão aqui (na blogoesfera) levantada por Pacheco Pereira. Que memória teremos daqui a uns anos desta curiosa etapa da história da vida privada/pública do quotidiano português dos inícios do século XXI?
Restarão os muito escassos e pouco representativos livros absolutamente (e sabiamente no caso do Pedro) truncados das componentes mais diarísticas ou metabloguísticas? Restarão os arquivos particulares em suportes que alguns bloggers acarinhem como quem guardava cartas de amor e polémica noutros tempos?
Alguém fara um registo conservacionista/bibliográfico ao menos de parte do que aqui se diz e escreve? Nem tudo é lixo e mesmo o lixo terá o seu interesse científico…

Não estou a querer empolar a importância que o meio (ainda?) não tem mas não tenho dúvidas que algo de significativo se perderá para alguns curiosos maduros do futuro que queiram clarificar ideias quanto ao que se fazia por esta era. Seremos nós a futura “Geração dos Bloggers”? E o que era isso mesmo, já agora?

(publicado inicialmente às 14h22m)

Partilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • More
  • Tumblr
  • Pinterest
  • Reddit
  • Pocket
  • Email
  • Print
  • LinkedIn

22 Responses to “ Ontem (corr.) ”

  1. 1
    #1 João Norte Says:
    May 30th, 2004 at 6:48 pm

    O RIAPA deixou aqui um comentário brincalhão, como eu deixaria, o ano passado.
    Todavia, esta questão levantada pelo Rui e, pelo que está dito, pelo Pacheco Pereira, tem o seu interesse. Eu próprio na minha modesta participação já tenho pensado nisso.
    Encontram-se neste universo dos blogues testos do maior interesse, quer como criação literária, quer como crítica política e social. Alguns poemas muito bonitos. De facto será que tudo isto vai desaparecer? Eu comecei nisto a brincar, não pensava nesta dimensão, agora tenho a sensação de trabalhar para o efémero. Algumas coisas ficam na gaveta outras nem isso, vão directamente para o blogue.
    Era uma ideia interessante alguem recolher, por exemplo, a poesia publicada nos blogues e fazer um volume em que os poemas, por si, nunca irão publicar.

  2. 2
    #2 João Norte Says:
    May 30th, 2004 at 6:50 pm

    Volto para corrigir o meu erro.
    É texto e não testo.

  3. 3
    #3 congeminações Says:
    May 30th, 2004 at 7:20 pm

    Não tenho dúvidas de que neste universo haverá quem um dia se disponha a seleccionar o que de melhor se tem produzido na blogosfera e transformar em obra ou talvez, porque não, em obras literárias, uma vez que essa compilação poderá ser vasta. Claro que como refere aqui na posta o lixo, muito lixo existente, tem o seu lugar no respectivo caixote.

  4. 4
    #4 Mário Says:
    May 30th, 2004 at 10:03 pm

    Bom Rui, os acordos de edição costumam ser assim. Mas o que acho triste é que o que era livre de fruir o deixou de ser devido a isso. Os textos que Pedro Mexia escreve para jornais e revistas foram escritos no âmbito de uma acordo de colaboração e são pagos à partida. Mas esta a questão que se pôe agora é nova, já que os “ineditos” estavam à vista de toda a gente e depois subitamente desaparecem.

    Podemos sempre ir salvando os blogues que acompanhamos mais assiduamente, salvaguardando assim a memória futura, mas isso pressupôe que tem de haver no arquivador um energia e vontade que nem sempre existem.

    Também os casos presente se resumem a um desconhecido provávelmente passou a escrever só para edição (O Pipi) e um escritor e critico já conhecido (Pedro Mexia). De resto não me parece que se corra o risco de desaparecer tudo de repente.

  5. 5
    #5 Mário Says:
    May 30th, 2004 at 10:04 pm

    ai as gralhas!

  6. 6
    #6 Mário Says:
    May 30th, 2004 at 10:08 pm

    Há muita sabedoria por alguns blogues, o que pode acontecer é que ela desapareça de um momento para o outro se os seus autores assim entenderem. Tanto blogue apagado, muitas vezes numa fúria do momento que teria algum interesse, outros que persistem não faziam falta.

    Acho que era muito interessante haver um webrobot que fosse arquivando tudo para memória futura, quanto mais não seja para nos revermos como éramos neste tempo.

  7. 7
    #7 Leonel Vicente Says:
    May 30th, 2004 at 10:34 pm

    Obviamente, este “post” parece-me muito pertinente.
    Antes já o Pedro Lomba tinha “apagado” o Flor de Obsessão; agora, foi o Pedro Mexia. De facto, é pena que se “destruam” assim textos com tanta qualidade…
    Resta-nos os arquivos individuais que cada um de nós possa ir mantendo… (o que é complicado, porque exige uma selecção criteriosa e dispendiosa em termos de tempo ou de “espaço em memória”).

  8. 8
    #8 Padre Pedro Says:
    May 30th, 2004 at 11:39 pm

    Primeiro, a blogosfera era essa vitória da liberdade máxima e da possibilidade de assumir o imediatismo e a efemeridade como bandeiras de um novo tempo em que não se escreve, constipado, com botijas nos pés durante o Inverno, para a posteridade. Agora, assim de repente, está tudo preocupado com o Futuro, com a Obra, com o Grande Arquivo Universal de Posts… Estrava-se mesmo a ver… Ora,cá por mim, cagando e andando na Obra – a blogosfera não é isso. O Pedro publicou e apagará os arquivos? Muito certo. Eu não publico e deixo os arquivos activos? Também está certo. Tu não publicas e fazes delete blog? Também está certo. A blogosfera ou é a liberdade livre ou é um arremedo disso (conforme as circunstâncias?) Não deveria também haver um webrobt (ou banheirarobot) que fixasse para a Posteridade as frases grandiosas que me ocorrem em voz alta durante o duche da manhã?

  9. 9
    #9 Rui MCB Says:
    May 31st, 2004 at 12:55 am

    Finalmente alguém que sabe exactamente o que é a blogoesfera.

  10. 10
    #10 Mário Says:
    May 31st, 2004 at 1:04 am

    Rui, há sempre iluminados 😉

  11. 11
    #11 Luís Rijo Says:
    May 31st, 2004 at 1:05 am

    Não conheces? http://www.archive.org ?

  12. 12
    #12 Rui MCB Says:
    May 31st, 2004 at 1:10 am

    Conheço e parece-me ser um bom projecto. Mas não fazia mal nenhum termos um semelhante para lusofonia ou coisa que o valha. A tarefa é herculea e o grau de aproximação ao que se vai fazendo (em blogues e não só) parece-me muito pequeno. Mas é um começo!

  13. 13
    #13 Padre Pedro Says:
    May 31st, 2004 at 1:53 am

    Claro que a questão é mais complexa… Aquilo, bolas!, era uma caricatura… Mas confesso que esta vigilância me incomoda. Não podes apagar os teus textos? Entram de imediato, ao ser editados, no domínio público? Não é ser contra nenhum webrobot, pelo contrário… É apenas entender que tens o direito de decidir sobre o destino que dás aos teus textos. Ou isso também incomoda?

  14. 14
    #14 Mário Says:
    May 31st, 2004 at 9:22 am

    Calma Padre 😉

    Se tornamos público algo, estamos indirectamente a dar permissão para que outros leiam. Se lêm também podem guardar, classificar e armazenar. Quando apagamos, apenas estamos a negar às pessoas a possibilidade de lerem directamente da fonte, mais nada.

  15. 15
    #15 Rui MCB Says:
    May 31st, 2004 at 10:06 am

    E mai nada! Concordo com o Mário.

  16. 16
    #16 jpt Says:
    May 31st, 2004 at 10:50 am

    belo post e boa discussão posterior, e boa informação essa do archive.org. e não se trata de arquivar nenhuma grande Obra, mas sim as nulidades que andamos para aqui a botar: essa nulidade (não pejorativa) é que interessará observar um dia futuro

  17. 17
    #17 annie hall Says:
    May 31st, 2004 at 11:05 am

    O “futuro” terá certamente curiosidade em ver este fenomeno ,dos blogs. Engraçada opnião irão ter de nós:))))

  18. 18
    #18 Ma-Schamba Says:
    May 31st, 2004 at 12:00 pm

    Arquivo de blogs

    Sobre arquivo de blogs

  19. 19
    #19 jpt Says:
    May 31st, 2004 at 12:01 pm

    não temos nós sempre um sorriso ou um esgar quando olhamos o “passado”?

  20. 20
    #20 João Norte Says:
    May 31st, 2004 at 2:21 pm

    Eu volto ao assunto.
    Sou um “nabo” em termos técnicos. Não sei nada de como se pode arquivar nem guardar os trabalhos dos outros.
    Nesta discussão já foram abordados casos curiosos. O indivíduo que está dentro dos meios, resolve apagar o blogue e publicar o que escreveu (caso do pipi) e os que estando fora dos media, mesmo produzindo coisas muito boas nunca terão possibilidade de publicar.
    Depois falou-se de liberdade. Muito bem.
    Quando atrás referi o interesse de alguem recolher e organizar a publicação referia-me obviamente com a prévia autorização e a referência do autor. Seria uma espécie de “coletânea” ou se quisermos publicação colectiva. Aproveitava-se a criação de cada um e a posição privilegiada de alguem para publicar.

  21. 21
    #21 Mário Says:
    May 31st, 2004 at 2:54 pm

    João Norte, esse tipo de colectâneas em formato electrónico estão ao alcançe de quem as quiser fazer e tiver iniciativa, mesmo que não domine os meios técnicos pode sempre fazer uma parceria com quem perceba e se disponibilize a tal. A discussão aqui versa mais sobre o desaparecimento de conteúdos por vontade dos autores e do mais pobres que nós ficamos em resultado disso.

  22. 22
    #22 jpt Says:
    June 1st, 2004 at 12:56 am

    regresso à questão. que acho um pouco mais vasta do que gravar os textos, tipo colectânea. terá mais a ver com o estatuto do blog. é uma publicação? se o é então deverá ser arquivada. para além da vontade do leitor seleccionador. e até do seu próprio autor. e isso nada tem contra a liberdade, quem publica um livro (mesmo que a velha edição de autor) não tem a implicação do seu depósito legal? isso é contra liberdade? idem com todos os outros materiais publicáveis. acho que a questão estará aí.

← O beijo
Amor…acho que precisamos de um tempinho para reflectir… →

  • Artigos Recentes

    • Como se forma um gabinete governamental?
    • Entretanto, no PS…
    • 15 de setembro de 2017
    • Recomeço
    • Era uma vez no governo
  • Categories

    As Crónicas e os Contos BD Blogologia Brasil Cinema Ciência e Tecnologia Curiosidades Estatísticas Desporto Ecologia e Natureza Economia Educação Electrico 28 Fotografia e Pintura Gastronomia INE Letras e Livros Letras e Livros Lisboa Media MEP Mimos Palavras dos Outros Partido Socialista Pessoal Poesia e Música Política Portugal Post patrocinado Publicidade Religião Saúde SCP Sociedade Teatro Uncategorized Viagens Video Web
  • Categories

  • Archives

    • April 2019
    • March 2018
    • September 2017
    • June 2017
    • July 2016
    • March 2016
    • January 2016
    • November 2015
    • October 2015
    • September 2015
    • August 2015
    • July 2015
    • June 2015
    • May 2015
    • April 2015
    • March 2015
    • February 2015
    • December 2014
    • November 2014
    • October 2014
    • September 2014
    • August 2014
    • July 2014
    • June 2014
    • May 2014
    • April 2014
    • March 2014
    • February 2014
    • January 2014
    • December 2013
    • November 2013
    • October 2013
    • September 2013
    • August 2013
    • July 2013
    • June 2013
    • May 2013
    • April 2013
    • March 2013
    • February 2013
    • January 2013
    • October 2012
    • September 2012
    • June 2012
    • May 2012
    • April 2012
    • February 2012
    • January 2012
    • December 2011
    • September 2011
    • July 2011
    • June 2011
    • April 2011
    • February 2011
    • January 2011
    • December 2010
    • November 2010
    • October 2010
    • September 2010
    • August 2010
    • July 2010
    • June 2010
    • May 2010
    • April 2010
    • March 2010
    • February 2010
    • January 2010
    • December 2009
    • November 2009
    • October 2009
    • September 2009
    • August 2009
    • July 2009
    • June 2009
    • May 2009
    • April 2009
    • March 2009
    • February 2009
    • January 2009
    • December 2008
    • November 2008
    • October 2008
    • September 2008
    • August 2008
    • July 2008
    • June 2008
    • May 2008
    • April 2008
    • March 2008
    • February 2008
    • January 2008
    • December 2007
    • November 2007
    • October 2007
    • September 2007
    • August 2007
    • July 2007
    • June 2007
    • May 2007
    • April 2007
    • March 2007
    • February 2007
    • January 2007
    • December 2006
    • November 2006
    • October 2006
    • September 2006
    • August 2006
    • July 2006
    • June 2006
    • May 2006
    • April 2006
    • March 2006
    • February 2006
    • January 2006
    • December 2005
    • November 2005
    • October 2005
    • September 2005
    • August 2005
    • July 2005
    • June 2005
    • May 2005
    • April 2005
    • February 2005
    • January 2005
    • December 2004
    • November 2004
    • October 2004
    • September 2004
    • August 2004
    • July 2004
    • June 2004
    • May 2004
    • April 2004
    • March 2004
    • February 2004
    • January 2004
    • December 2003
    • November 2003
    • October 2003
    • September 2003
    • August 2003
    • July 2003
  • SUBSCREVA O RSS

    Artigos 5,517
    Comentários 8,731.

  • RSS Economia e Finanças

    • Taxas de Derrama Municipal 2020 – Modelo 22
    • Declaração para Apoio Excecional à Família
    • IRS Automático em 2021
    • Novos pensionistas deixarão de esperar meses até receber primeira pensão
    • Trocar teletrabalho por assistência à família em idade escolar: quem receberá apoio?
  • RSS Melhores Depositos a Prazo

    • Melhores Depósitos a Prazo na segunda metade de 2019
    • Algum depósito a prazo oferece retorno positivo em finais de 2018?
    • Depósitos a Prazo: última atualização de 2018
    • Taxa de juro média dos novos depósitos é três vezes superior à espanhola mas…
    • Bancos com as melhores taxas de juro de depósitos a prazo em 2018
  • RSS Viagens no Espaço

    • Trivago – comparador de preços de hotelaria nacional e internacional
    • Sol em Sol – cozinhar com a luz do sol no Parque da Cidade
    • Quais são os restaurantes que participam na Lisboa Restaurant Week de Setembro de 2012?
    • Restaurantes participantes na Porto Restaurant Week (até 5 de junho)
    • Feira do Livro do Porto 2012 – 31 de maio a 17 de junho
  • RSS Onde estão os Números

    • Censos 2011 – Dados definitivos do INE Portugal
    • Séries trimestrais para a economia portuguesa: 1977-2011
    • Séries anuais do património dos particulares: 1980-2011
    • Empresas em Portugal: 2004 a 2010
    • SEFSTAT – Estatísticas sobre a imigração em Portugal 2000 a 2011
  • Blogroll

    • 365Forte
    • Animo
    • Economia e Finanças
    • Jugular
    • Maquina Especulativa
    • Melhores Centros Comerciais
    • Melhores Depósitos a Prazo
    • Ofertas de Emprego
    • Onde estão os números
    • Plural Mag
    • Provavelmente Poesia
    • Real República
    • Viagens no Espaço
    • World Sports Intelligence


Adufe 5.0 © 2007 All Rights Reserved. I am proudly using WordPress Engine for my Blogging Engine.
Entries and Comments.

Saur 1.1 made by Nurudin Jauhari


loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.