O homem do brinco – de Variações a Cazuza
Comemoram-se este ano duas efemérides relativas a António Variações. 60 anos do nascimento, 20 anos da morte.
âCanção do Engateâ?, âSempre Ausenteâ?, âà Pâra Amanhã…â?, âEstou Alémâ?. Tinha menos de 10 anos quando ouvi e cantarolei â geralmente com a minha mãe â estas músicas de António Variações que entravam lá em casa via Antena 1 e Rádio Comercial.
Porquê o sucesso de então e principalmente o de hoje?
Talvez pelas letras que nos encaminham para uma inevitável identificação com estados de alma por que quase todos passamos em algum momento da nossa vida (todo o adolescente âEstá além…â? ), talvez pela alegria e pelo optimismo que quase sempre suplantava o sofrimento fadista, talvez pelo carácter absolutamente pop das melodias, talvez pela irregularidade/diversidade da sua música (do pré-pimba à canção intimista), talvez pela voz…
Foi com a sua morte que se falou pela primeira vez de Sida em minha casa e na casa de muitos portugueses â talvez algo parecido com o que no Brasil viria a acontecer de forma inequÃvoca com Cazuza – e foi também uma das primeiras memórias que tenho da morte de alguém âconhecidoâ?. A sua passagem pela música portuguesa foi fulgurante e infelizmente terminou demasiado cedo, mas a herança, ainda assim é substancial e é um gosto recordá-la!
***********
O Citi Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa veio ajudar a colmatar a falta de informação sobre a vida e obra de António Variações, disponibilizando um conjunto de páginas que versam sobre aspectos biográficos importantes para enquadrar Variações e o Portugal de então. A sua homosexualidade, a sua forma ousada de se apresentar a um paÃs pleno de preconceitos e pudores e a sua morte envolta na suspeita de estar infectado com SIDA, contribuindo para dar a conhecer a doença ao paÃs fazem da sua história de vida um marco importante do Portugal do inÃcio dos anos 80.
A sua música, as letras intimistas e satÃricas estão aà para se ouvirem pela sua voz ou pelas versões que se têm sucedido. Cheias de actualidade, pelas melhores e pelas piores razões.
Excerto de:
Estou além
“Não consigo dominar
este estado de ansiedade.
A pressa de chegar
para não chegar tarde.
Não sei de que é que eu fujo,
Será desta solidão?
Mas porque é que eu recuso,
Quem quer dar-me a mão?
Vou continuar a procurar
A quem eu me quero dar
Porque até aqui eu só quero
quem eu nunca vi
Porque eu só quero
quem não conheci.
(…)”
António Variações
May 15th, 2004 at 9:54 pm
Boa homenagem.
Na sua curta existência, António Variações deixou de facto uma marca, que leva a que não o esqueçamos.
Lembro-me deste dia, há 20 anos…
May 15th, 2004 at 10:12 pm
E é engraçado perceber que com o tempo a arte desprende-se do preconceito e alguns dos que o detestariam porque sim hoje adoram-no. Um exemplo que se repete éne vezes na história.
P.S.: Do Citi: “Debilitado pela doença que se agrava vertiginosamente, é transferido a pedido da família para a Clínica da Cruz Vermelha, onde virá a falecer a 13 de Junho.”
May 17th, 2004 at 11:09 am
Por acasos da vida ainda conheci o António. Este site está muito fraquinho :(. Ele merecia muito melhor.
May 17th, 2004 at 11:55 am
Acho que tens toda a razão Mário. E do que consegui encontrar António Variações quase não existe na internet.
June 1st, 2004 at 12:30 am
Gostei de ler este comentarios e saber komo ha pessoas ke ainda se interessam por um genio komo o variacoes ke nunka devera ser eskecido.Faz 20 anos ke ele morreu e ke eu nasci…1984.20 anos e desde pekeno ouvi falar do homem de barba e cabelo colorido ke na m familia todos comentavam la em casa.Hoje sou um bom apreciador dos Iron Maiden e dos Queen e sem duvida alguma ke os jovens tal komo eu gostam mto de antonio variacoes.Gostava ke alguem me pudesse indikar onde posso sakar ou enkontrar videos dele.Ele merecia um site oficial….se nos kiser mos o variacoes pode estar kom nosco eternamente…
June 1st, 2004 at 11:41 pm
ESSE SITE É UMA MERDA!!!!!!!!!
June 17th, 2004 at 7:09 am
The best place to find gas scooters, electric scooters, pocket bikes, powerkarts and more! … Electric Scooter – Gas Scooter – Pocket Bike.
July 30th, 2004 at 8:24 pm
Gostaria k alguém me mandasse a letra de uma musika de antónio variações.. O problema eh k n sei o nome dela.. Mas fala de alguém k está bebedo e soh está feliz de copo na mão 🙂 … Será possivel? Agradecia imenso..(Bedeira@hotmail.com)… Fikem bem. †
August 2nd, 2004 at 3:07 pm
Vejam na Universidade de Hamburgo, na Alemanha, coloquei lá uma espécie de biografia e também uma abordagem mais analÃtica dos dois Ã?lbuns que ele editou em vida.
Abraço, AM
http://www.rrz.uni-hamburg.de/clpic/tematicos/musica/aci/variacoes_antonio.html
August 7th, 2004 at 4:13 pm
Boa homenagem.
Adoro tudo o que tenha haver com o Antonio Variaçoes.
Concordo com o Filipe Reis, acho que ele merecia um site oficial.
Acho que quem gosta do Antonio devia falar para se fazer algo bonito em homenagem a ele.
August 11th, 2004 at 9:58 pm
Descrever António Variações em palavras, é o mesmo que falar de um mito……e mito não se descrevem, lembram-se!!
Infelizmente, nada tem sido feito a altura deste grande artista, que em tão pouco tempo conseguiu fazer tanto, que ainda hoje o lembramos.
Como pessoa, asseguro-vos que era extraordinário…
Quem o lembra, jamais o esquecerá…
“…jamais te esquecerei, Tio!!”
August 11th, 2004 at 10:32 pm
Caro Luis Filipe obrigado pela visita.
Vamos ouvindo a música…
August 22nd, 2004 at 10:54 pm
o antonio variações foi o passo e impulso gigante que a musica portuguesa precisou
e que agora so se espera que outro anjo
dos ceus desça para nos voltar a mostrar o que e na realidade a verdadeira musica portuguesa.
September 5th, 2004 at 11:31 pm
Realmente é muito triste procurarmos pela net coisas de Antonio Variações e não conseguir encontrar. Ele so gravou 2 albuns infelizmente, mas ando a tentar ter essas musicas todas e n consigo ate agora so consegui 5. Mas não desisto de certeza que encontrarei mais pois um génio não pode nunca ser esquecido…
September 8th, 2004 at 2:14 pm
agradecia que se por acaso tivessem info sobre alguem que tenha e queira vender o cd deste excelente artista “anjo da guarda” me informa-s atraves do meu e-mail… obrigado
inferla_sufer@hotmail.com
September 10th, 2004 at 8:44 am
No final deste ano será publicado mais um álbum de inéditos do Variações, interpretados por vários artistas.
É um projecto importantíssimo, já que aquele CD de tributo que o Manuel Faria (ex-Trovante) produziu em 1994 (“As canções do António”) não se encontra nos stocks das maiores lojas de discos (fnac, valentim, etc.)!
Um abraço a todos,
Alex.
October 1st, 2004 at 12:15 pm
António variaçoes-o maior. Quando a cabeça nao tem juizo…